TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA CLÁSSICA

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC CAMPUS I

CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS – ANO: 2018.1

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CLÁSSICA

PROFESSOR: OSVALDO FERNANDEZ

ALUNA: LORENA SANTANA DOS REIS

             

ANÁLISE FÍLMICA

No inicio do filme temos uma tribo que demonstra o seu dia a dia, caminhado e se alimentando, e que utiliza o fogo como elemento principal para sobrevivência. Eles vivem em comunidades, com mulheres, homens, crianças e lideres onde cada um tem sua função, a comunicação entre eles não tem uma linguagem verbal e articuladas e coerentes, eles comunicam através de gritos e grunhidos e movimento corporais. No texto, a sociedade antiga, Morgam fala que é a falta de linguagem formal faz parte do segundo status que é Intermediário de selvagem, onde eles têm o conhecimento do isso do fogo, porem não sabe produzir.  

O fogo era indispensável para eles, garantiam uma continuidade da espécie entre grupos primitivos, por conta disso há uma invasão de outro grupo e acaba tendo uma batalha entre eles, há muitas mortes, tudo em defesa do fogo, entre os sobreviventes, três deles são escolhidos para ir atrás do fogo para tribos não morrer de frio e poder se defender de animais selvagens, eles são nomeados pelos lideres.

No decorrer da caminhada em busca do fogo, eles têm um conflito com animais selvagens e acabam entrando em uma briga com uma tribo canibal, que tinha o domínio do fogo, os três hominídeos sobreviventes saem vitoriosos e pegam o fogo e volta com destino a sua tribo de origem, uma das prisioneiras dos canibais acabam seguindo eles, ela possui uma linguagem coerente e conhecimentos mais desenvolvidos, que relacionando com o texto de Morgam ela seriado terceiro sub tópico que é o Status superior de selvagem, por conta que já tem o domínio do fogo e já tem uma linguagem articulada.

Essa mulher foge deles, e eles decidem seguir em frente sem ela, porem eles resolvem voltar atrás dela e acaba se afogando no lago, e é salvo pela tribo homo sapiens que a mulher faz parte, quando ele chega nessa tribo, passa por um ritual de se deitar com outras mulheres da tribo, e percebem que essa tribo tem habitação, instrumento de caça, peças de artesanato e aprende como produzir o fogo a partir de um atrito de uma vareta com a base, os seus amigos passam pelo mesmo ritual que o dele. Eles conseguem fugir da tribo e seguem em retorno a tribo com a mulher, a volta deles é festejada com gritos e outros grunhidos, ele ensina o que aprendeu a todos, que é fazer o fogo. O final do filme são eles dois juntos, olhando para a lua, sendo que ela está grávida, dando continuidade à espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com