TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE VÍDEO “NEUROCIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM”

Por:   •  21/8/2020  •  Artigo  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Pedagogia

8° período

Disciplina: Educação e Neurociências

Profª: Stela Marques

Aluna: Vitória Laís de Lima

ATIVIDADE VÍDEO “NEUROCIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM”

  1. De acordo com a professora Marta Pires Relvas, é grande a importância da neurociência na educação e para o processo de ensino-aprendizagem. Enumere alguns dos pontos mais pertinentes para a prática, em particular, para compreendermos como fazer o aluno aprender.

Resposta: Alguns pontos que precisam ser levados em consideração ao ensinar são:

- A plasticidade cerebral: o cérebro é plenamente capaz de aprender independentemente da idade e este aprender ocorre de maneira diferente em cada sujeito. O cérebro precisa ser desafiado ao novo e se tornar capaz de dar respostas ao que precisarmos. A plasticidade cerebral deve ser estimulada por trabalhos desenvolvidos em grupos pequenos, fazer contas, movimentar o corpo, dentre outras atividades.

- A memória é outro ponto importante. A compreensão do estudante fica armazenada na área do cérebro, denominada, hipocampo (região superior das orelhas), e são três diferentes tipos de memória: a de curto prazo, para o aqui e o agora; a de procedimentos, como andar de bicicleta, etc; e a inesquecível, ligada a um acontecimento emocional. As práticas pedagógicas precisam ser decididas a partir de qual memória se pretende alcançar.

- Outro aspecto importante é o desejo. O prazer em realizar as tarefas, acionado inconscientemente, precisa ser estimulado para que o aprendizado seja armazenado na memória inesquecível.

- A nutrição do indivíduo afeta diretamente no seu aprender, pois é importante para o sistema neural que o corpo esteja bem nutrido. As sinapses químicas são realizadas a partir de hormônios que atuam em nosso organismo, ativando diversas áreas do cérebro enquanto aprendemos.

  1. Como podemos descrever a anatomia da aprendizagem?

O cérebro trabalha como um todo, mas podemos dizer que algumas áreas (definidas para fins didáticos) são responsáveis por determinadas funções e que são estimuladas por meio da aprendizagem. O cérebro é dividido então em:

  • Lóbulo frontal: área do trabalho, relacionado as funções superiores e representa vários comportamentos humanos. Representa estímulos nervosos. Está ligado à concentração, a habilidade intelectual, a atenção, ao julgamento, a classificação e a identificação.
  • Lóbulo Temporal: recepção e a decodificação de estímulos auditivos que se coordenam aos estímulos visuais. Parte superior relacionada a atividade motora e com alguns aspectos nos comportamentos instintivos.
  • Lóbulo Parietal: relacionado à interpretação de informações visuais, provenientes do córtex occipital e ao ato do nosso tato, que é responsável pela interpretação e o reconhecimento dos impulsos sensoriais do conhecimento geral, da orientação espacial que também é responsável pela comunicação.
  • Lóbulo Occipital: realiza a integração visual a partir da recepção dos estímulos que ocorrem nas áreas primárias e leva os estímulos para serem apreciados e decodificados em áreas da associação visual.

  1. Qual o papel das emoções no processo de aprendizagem?

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com