TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Filme 1984

Por:   •  15/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 9

1984

Contextualizando

O filme 1984, baseado no livro de George Orwell, que retrata uma sociedade pós Terceira Guerra Mundial, no ano que o próprio título informa, que está dividia em três grandes potências mundiais, o personagem principal, Winston, se encontra na Oceania.

A Oceania é uma sociedade totalitária, o Estado controla tudo e todos, qualquer aspecto da vida humana ele tem o poder de interferir e manipular para o próprio interesse.

A Oceania está em uma guerra que parece inacabável, constantemente notícias de novas batalhas são distribuídas.

Todo tipo de alimento e matéria-prima é racionado para as pessoas, que vivem em situações extremamente precárias.

A figura de um grande líder supremo(que em nenhum momento do livro prova-se existir), denominado “Big Brother”, está em todo lugar, através de câmeras que vigiam todos os lugares, inclusive as casas das pessoas, qualquer pessoa que tenha ideias que fujam do que o Estado impõem, é cruelmente punida.

Winston trabalha na área do “Ministério da Verdade”, área onde as manchetes, histórias, notícias, todas são alteradas de alguma forma, para serem passadas para a massa, da forma que o Estado deseja.

O personagem trabalhando neste ministério, tem ideias que fogem do desejado, ele obtém um pensamento mais crítico relacionado aos assuntos do Estado, tem um pensamento “corrupto” e revolucionário, se assim pode-se dizer.

Winston percebe que Julia, sua colega de trabalho, está o seguindo há algum tempo, ele acha que ela sabe dos seus “crimes do pensamento”, mas na verdade ao decorrer da história, ela se mostra interessada nele.

Em uma sociedade onde o sexo é proibido e a formação de famílias está para ser extinta, Winston e Julia começam a se aventurar nessa vida de sexo libertador e ideias revolucionárias.

Crime do Pensamento

O crime do pensamento, por mais estranha e abstrata que essa ideia seja, funciona ao “pé da letra”.

Quando alguém tem ideias que fogem do padrão estabelecido pelo Estado mesmo que não compartilhe ou coloque em prática essas ideias, está cometendo um crime gravíssimo que pode ser punido até com a morte.

Dessa forma, as pessoas constantemente somem, são presas sem nenhuma explicação, acusadas deste tipo de crime.

A manipulação diante das ideias das pessoas chega a um nível que quando são acusadas, elas mesmo sendo sempre “fiéis” ao partido, acreditam que tiveram ideias conspiratórias, e culpam a si mesmas desses crimes que em maioria não existem.

Assim elas na maioria das vezes eram obrigadas a irem para o “Ministério do Amor”, onde eram torturados e obrigados a confessarem coisas que não fizeram, para voltarem a sociedade, e apenas seguir a vida do modo que lhes é imposto.

Dessa forma, a sociedade se encontra de uma forma onde não há esperança para mudança, revolução ou qualquer coisa do tipo, a massa em sua grande maioria era alienada e manipulada de forma que aceitavam e estavam satisfeitos com a forma de vida que era imposta, por não perceber que as ideias eram deturpadas e não correspondiam com a realidade. As poucas pessoas que acabavam sendo insatisfeitas e criticavam a forma de vida, eram brutalmente punidas, acabando com qualquer possibilidade.

Sexo proibido e Família sendo extinta

O governo caracteriza qualquer tipo de prazer, como um ato desnecessário, que na verdade é ruim para o ser humano e o trata como um ato criminoso.

Dessa forma, o sexo é totalmente criminalizado, as pessoas não tem o direito mais de ter uma escapatório, mesmo que rápida  e passageira, da vida sem esperança, sem desfrutar da felicidade em qualquer aspecto, o sexo, seria uma representação da liberdade, coisa que não pode existir no totalitarismo.

Mas a proibição do sexo tem outro objetivo também, a extinção da família.

O sexo inevitavelmente leva a procriação, que leva a criação de famílias e laços afetivos.

O Estado tinha consciência de que laços afetivos, sempre seriam os mais fortes criados, assim, a fidelidade dentro dos lares para com os membros da família, poderia ser uma coisa prejudicial para a dominação, tendo em vista que o objetivo do Estado era que as pessoas fossem totalmente fiéis a ele, extinguindo assim a ideia de união entre pessoas de qualquer maneira.

 As procriações, ficariam por conta apenas de inseminações artificiais, tornando o nascimento algo frio.

No filme, o Estado explica detalhadamente o porque está extinguindo as famílias, a massa no entanto não tem objeção, mostrando como as ideias vindas do Estado, por mais prejudicial que fosse para a população, eram aceitas facilmente.

Analfabetismo

No filme, os dados mostram como a taxa de analfabetismo crescia.

O analfabetismo da população era mais um artificio extremamente funcional do Estado para extinção do pensamento critico, ou revolucionário.

O Estado estava cada vez mais, extinguindo palavras dos seus dicionários, fazendo com que as notícias que chegassem a população e o próprio vocabulário dela, fossem cada vez mais pobres.

Quanto menos as pessoas conseguissem entender, menos ideias elas poderiam ter.

A intenção era de que com o tempo, a massa já não conseguiria nem ter mais conversas com o mínimo de articulação, apenas conversar simples e objetivas seriam possíveis, dessa forma, seria extremamente difícil uma ideia nova surgir e quase impossível de ser repassada para seus “irmãos”.

O “Big Brother”

A ideia de um grande líder, sempre vigiando as pessoas, mas que nunca efetivamente aparecia, ou era visto por ninguém, era outro artificio de manipulação do Estado.

No filme não há uma informação efetiva que afirme que o “Big Brother” não exista, mas pode-se entender de que ele não existe.

No final do filme, informações secretas do Estado são reveladas ao Winston, que posteriormente é preso.

A ideia de um líder, é sempre uma coisa vital para a manipulação das massas, nesse contexto mais ainda.

A imagem dele em todos os lugares, vigiando as pessoas é extremamente importante para a repressão do povo, o medo de fugir das leis fica embutido nelas desta forma.

Isso mostra como ideias na cabeça das pessoas, mesmo que essas ideias não existam de fato, servem para o controle delas de diversas formas, no livro há outros aspectos que mostram isso, que citarei mais para frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com