TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apelação Criminal

Por:   •  14/3/2019  •  Tese  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

EXCELENTÍSSMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) DESEMBAGADOR (A) PRESIDENTE E DEMAIS MEMBROS DA EGRÉGIA _____ CÂMARA CRIMINAL ISOLADA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ.

RAZÕES RECURSAIS

PROCESSO Nº 0006137-03.2016.8.14.0024

Egrégia Câmara,

Doutos Desembargadores,

Ilustre Representante do Ministério Público.

Insurge-se MARCOS COSTA DE OLIVEIRA, já qualificado nos autos em epígrafe, ora apelante, contra a injusta sentença (fls. 209-294) que o condenou a pena privativa de liberdade de 13 (treze) anos e 08 (oito) meses, em regime fechado, bem como, 120 (novecentos e cinquenta) dias-multa no valor mínimo de 1/30 (um trinta avos) do salário mínimo vigente à época do fato, consoante os argumentos fáticos e jurídicos a seguir expendidos.

I – SÍNTESE DOS FATOS

        O Ministério público Estadual, ofereceu a denúncia contra MARCOS COSTA OLIVEIRA, atribuindo-lhe a prática do delito previsto no art. 157, parágrafo 2º, incisos I e II do CP, conforme fls. 02-05.

        Realizada a instrução processual, o juízo proferiu sentença condenatória (fls. 209-294) em desfavor do réu, aplicando-lhe pena privativa de liberdade de 13 (treze) anos e 08 (oito) meses, em regime fechado, bem como, 120 (novecentos e cinquenta) dias-multa, a ser cumprida em REGIME FECHADO, pelo delito tipificado no art. 157, parágrafo 2º, incisos I e II do CP.

        Por entender equivocada a condenação proferida pelo juízo a quo, a defesa insurge-se consoante as razões apesentadas.

II – APELANTE PARTÍCIPE DO DELITO

Conforme se observa da sentença proferida, o apelante foi qualificado como coautor do delito, todavia se extrai da instrução processual que o apelante prestou apenas auxílio material, sendo o motorista da fuga.

Tal fato é confesso pelo apelante, conforme depoimento em audiência, e associado ao fato de não haver reconhecimento de sua atuação como qualquer das vítimas ou testemunhas, pelo in dubio pro reo a confissão do apelante deve ser valorada em seu favor.

Ressalta que seu depoimento foi coerente desde o inquérito policial (fls. 80-82), mantendo a mesma versão dos fatos em sede judicial. Outro ponto de destaque é que tal roubo que chegou a uma cifra quase milionária em razão do montante, a fração repassada ao apelante foi menor que a dos demais, demonstrando participação de menor importância no delito.

Houveram 04 agentes envolvidos no delito, sendo o apelante o motorista de uma das motos e vigia da ação. Relata que recebeu R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) pelo trabalho.

Caso sua parte fosse equivalente à dos demais certamente teria recebido o mesmo valor, qual seja, aproximadamente R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), fato que não ocorreu.

Determina o art. 29 do CP:

Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade

        O apelante não possuía domínio do fato, tendo apenas participação acessória, dependente do fato principal. Assim, merece reforma a sentença a quo para determinar a desqualificação de coautor para participe.

III – DO EMPREGO DE ARMA DE FOGO - art. 157, §2º-A, I do CP

A sentença atacada majora a pena do réu com base no art. 157, §2º-A, I do CP, pela prática do roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo, todavia a suposta arma utilizada na pratica do delito jamais foi apreendida, tampouco periciada, de forma que é impossível a constatação da potencialidade lesiva do objeto.

Ressalta-se é corolário do devido processo legal a exigência da prova técnica para constatação de certos fato, assim não pode o magistrado a quo majorar a pena do acusado com base em mera inferência em relação aos fatos.

A motivação do legislador ao inserir tal dispositivo reside na potencialidade lesiva do emprego de arma na pratica delituosa, pois bem, não havendo pericia impossível a averiguação de tal potencialidade lesiva, devendo tal causa de aumento de pena ser reformada pelo juízo ad quem.

O STF entende ser necessária a apreensão e periciamento da arma, com finalidade de aferir a ofensividade do instrumento, como requisito indispensável para a incidência da causa especial de aumento de pena.

Como exemplo, no caso vertente poderia ter sido utilizado um simulacro de arma de fogo, sem qualquer ofensividade concreta. O fato é que nunca saberemos, e a dúvida beneficia o réu.

Diante do exposto pugna à colenda turma recursal pela reforma da sentença a quo, para afastar da causa de aumento de pena constante no art. 157, §2º, I do CP.

IV – DO CONCURSO DE AGENTES - art. 157, §2º, II do CP

        Com efeito, a causa de aumento de pena prevista no art. 157, §2º, II do CP, que o concurso de agentes não restou devidamente configurado. As vítimas e testemunhas não conseguiram reconhecer ninguém, os depoimentos são desencontrados em relação às características físicas dos praticantes do delito, de modo que não se pode afirmar quem ou quais agentes praticaram a ação, ou mesmo se foi praticado pelos recorrentes ou por terceiros.

        O Direito não trabalha com presunções, hipóteses e conjecturas, assim ante a ausência de provas concretas não há se falar em concurso de agentes, não podendo tal causa de aumento ser imputado ao apelante.

V – CRIME CONTRA CRIANÇA, MAIOR DE 60 (SESSENTA) ANOS, ENFERMO OU MULHER GRÁVIDA - art. 61, II, h do CP

        Conforme consta da instrução processual o apelante prestou apenas auxílio material na ação delituosa, de forma eu não possui domínio do fato, tampouco podia prever quem seriam as vítimas.

        Dessa forma não faz sentido a aplicação da agravante genérica supracitada, em face do participe, tendo em vista a inexistência do dolo de ação direcionado para a vítima gestante, ausência de domínio do fato e controle da sobre a efetivação do delito.

        Dessa forma, não se falar em aplicação da agravante genérica imputada pelo magistrado a quo, devendo a colenda turma reformar a decisão.

VI – CAUSA OBRIGATÓRIA DE DIMINUIÇÃO DE PENA – CONFISSÃO ESPONTÂNEA

Conforme se observa do depoimento judicial prestado na audiência de instrução realizada em 23/02/2017, o acusado confessou espontaneamente a participação no delito, com a prestação de auxílio material aos acusados, conduzindo-os até o local do delito e prestando auxílio na fuga, conforme se observa do depoimento registrado às fls. 209.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com