TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apropriação Cultural

Por:   •  27/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Apropriação Cultural

Apropriação Cultural não se refere a moda ou o que você, individuo, deixa ou não de usar, mas sim sobre o esquecimento do real significado cultural de um turbante, de um gênero musical, ou de uma peça de roupa.

A base da apropriação e seus reais motivos vem do massacre contra o significado cultural de acessórios e roupas dentro da sociedade. A sociedade, normalmente, esquece que grande parte da história de um turbante vem da cultura negra (como também da religião), e que o axé simboliza algo muito maior do que uma cantora branca cantando em cima de um trio elétrico. Todo o discurso contra a fala de que existe a apropriação cultural vem sem argumentos reais e totalmente cegos sobre cultura.

A apropriação cultural é sobre grupos de pessoas, não sobre indivíduos. Tudo o que defendem quando falam de apropriação cultural vem do fato de que, quando um negro sai de dread ele é chamado de sujo, mas quando a modelo branca os usa é chamada de maravilhosa, sendo assim, as pessoas esquecem de onde vem os dreads e o que eles representam, esquecem que é muito mais do que um “trend” de moda.

“O debate da apropriação cultural é um debate sobre processos de esvaziamentos de elementos da cultura negra” (fala de vídeo do canal Muro Pequeno)

A maior preocupação dentro da discussão da apropriação cultural, é que todo o esvaziamento cultural que os escravos negros sofreram durante a colonização esteja se repetindo, com elementos da cultura negra sendo esquecidos, ou, o que mais ocorre, que esses elementos sejam introduzidos na sociedade por pessoas brancas.

Mas, toda a discussão é sobre cultura e sobre grupos de pessoas na sociedade, não sobre religião e suas escolhas de roupas e acessórios. E mais do isso, não é totalmente sobre a indústria da moda em si, mas como elementos dela são distorcidos na sociedade.

Minha opinião

A apropriação cultural existe e tem que ser discutida entre os membros da sociedade. Mas, devemos, acima de tudo, ler e nos informar sobre o que a apropriação cultural realmente representa. Devemos esquecer a peças de roupas, e lembrar o que elas significam e representam para certos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com