TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Social Da Realidade

Casos: A Construção Social Da Realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

TEXTO

Com relação à leitura do texto, entendemos que no âmbito sociológico sendo um conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos homens comuns forma o conhecimento.

Neste contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade. São os aspectos que o indivíduo pensa que compõem a realidade.

Se fosse para reproduzir em poucas palavras a essência do entendimento do livro, focaria que a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, é um produto da sociedade.

Sociedade essa construída pelo próprio homem. Assim ao mesmo tempo que o homem constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.

O obra explora a questão apresentada passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, pela análise da sociedade como realidade objetiva e pela análise da sociedade como realidade subjetiva.

O proposito dos autores é fazer uma análise sociológica do conhecimento que dirige a conduta.

O mundo da vida cotidianaé um mundo que se origina no pensamento e na ação dos homens comuns, sendo afirmados como real por eles.

Nossa consciência move-se através de diferentes esferas da realidade, o que significa que temos consciência de que o mundo consiste em múltiplas realidades. Mas dentre essas realidades, apenas uma é a realidade por excelência. É aquela que experimentamos no estado de total vigília, que está organizada em torno do “aqui” e do “agora”. A essa realidade, o autor chama “realidade da vida cotidiana”.

O mundo da vida cotidiana tem bases espaciais e temporais. As bases espaciais pois nossas zonas de manipulação frequentemente entram em contato com as zonas de manipulação dos outros. O tempo é tanto social como consciente. Tanto o nosso organismo quanto a nossa sociedade nos impõem a ideia de sequência de tempo.

A realidade da vida cotidiana é partilhada com outras pessoas. O seu conhecimento dos outros determina o seu sucesso ou seu fracasso nas suas relações com estes.

A expressão da outra pessoa com que estamos conversando lhe dará uma ideia inicial de quem ele é. Conforme você vai conhecendo a pessoa ela vai se tornando acessível a você, será rompida a ideia inicial e a outra pessoa, até então anônima, se manifestará como um indivíduo único e atípico. O grau de interesse e intimidade fazem variar o anonimato da experiência. Como o conhecimento do outro depende da sua observação dele, o melhor meio de conhecê-lo é na situação cara a cara.

Os autores pretendem identificar os métodos de socialização do individuo e consequentemente sua realidade subjetiva. Momentos depois os mesmos analisam a interação da chamada socialização primária com as socializações secundárias, tendo como objetivo identificar possíveis modificações na realidade subjetiva e como esta é moldada pelas estruturas sociais. Por fim proseiam sobre a influência mutua existente entre o organismo e a sociologia.

Quando uma pessoa nasce ela ainda não se encontra dentro da sociedade, será necessário que haja um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com