TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Social Da Realidade - Introdução

Trabalho Escolar: A Construção Social Da Realidade - Introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  706 Visualizações

1 - INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade baseada nos princípios do capitalismo, onde impera a produção de massa e o consumismo desenfreado. Esta sociedade é composta de culturas regionalizadas e que fazem parte de uma cultura central, norteadas por leis e mecanismos legais de governo.

A coletividade e o indivíduo estão em constantes mudanças, mas a compreensão das variadas relações entre o indivíduo e a sociabilidade permaneceram dominadas pelo pensamento liberal, que separa o indivíduo da sociedade.

Certa vez, Margaret Thatcher, política britânica que chegou ao posto de primeiro-ministro, afirmou que a sociedade não existe, só existem os indivíduos e suas famílias. Alguns teóricos, defensores das ideias marxistas, argumentam que a sociedade é um efeito das ideias dominantes.

A globalização tem muitos aspectos positivos e apesar dos negativos, estamos no caminho para o progresso e de uma visão mais completa acerca das muitas formas culturais, que temos no mundo.

A cultura ocidental onde impera o liberalismo do consumo e a dependência do poder financeiro mostra um quadro, muitas vezes, de insatisfação e degradação social, em razão das necessidades econômicas e materiais, nem sempre supridas pelo sistema.

Este trabalho visa à compreensão maior e melhor da cultura, da sociedade e do indivíduo, como um todo, em um processo de socialização que nos mostre caminhos para a resolução dos problemas existentes nas sociedades buscando uma melhor qualidade de vida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com