TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura E Diversidade

Por:   •  17/11/2019  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura E Diversidade

A obra trata das ligações entre as diferentes culturas, da riqueza de formas de culturas existentes no mundo e as relações entre si. Trata também a relação entre cultura e civilização. Cultura é um tema cheio de incertezas e ciladas, nesse sentido, o autor portanto tenta procura esclarecer os principais focos de confusão aprimorando a discussão no intuito de esclarecer por que as culturas variam tanto e quais os sentidos de tanta variação.

Há duas concepções básicas pra entender o que é cultura: a primeira preocupa-se com a realidade social "tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade". A segunda diz respeito a uma vida social "Neste caso, quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento, às ideias e crenças, assim como às maneiras como elas existem na vida social".

A complexidade das realidades dos agrupamentos humanos, com todas as suas características que as unem e as diferenciam cada realidade cultural tem sua lógica interna, na qual deve se fazer conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes concepções e as transformações que essas passam. Assim o estudo cultural contribui no combate de preconceitos, mantendo firme a base para o respeito e dignidade nas relações humana. É preciso entendermos o seu processo de transformação por quais essas sociedades passam. Portanto é impossível discutir sobre cultura sem fazer referência aos diferentes modos de vida dos povos e nações.

Analisando a cultura como sendo tudo aquilo que caracteriza uma população humana, o autor descreve duas possibilidades básicas de relacionamentos diferentes: a primeira é a hierarquização das culturas, na qual, por exemplo, utilizando um critério de capacidade de produção material, pode-se dizer que uma cultura é mais avançada que a outra. E na segunda possibilidade de relacionar diferentes culturas, nega-se que seja viável fazer qualquer hierarquização, argumentando se que cada cultura tem seus próprios critérios de avaliação e que para uma tal hierarquização ser construída é necessário subjugar uma cultura aos critérios de outra.

Assim pode se explicar que não existe culturas desenvolvidas e outras subdesenvolvidas, e sim culturas diferentes, cada qual com o mesmo valor de importância. O que não era pensado ainda pelas potências ocidentais que passam no século XIX por um processo de dominação assim impondo suas concepções aos povos dominados sem respeitar a diversidade cultural. Vemos, pois, as culturas e sociedades humanas numa relação desigual.

Assim é importante considerar a diversidade cultural, tanto no estudo das culturas de sociedades diferente quanto das formas culturais no interior de uma sociedade, assim mostrar que a diversidade existe não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com