TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Político-Religiosa do Povo Islâmico

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura político-religiosa do povo islâmico

Trabalho bimestral para a disciplina de Homem e Sociedade com a finalidade de ilustrar e discutir as diversidades culturais. O grupo escolheu o tema "Cultura político-religiosa do povo islâmico", pois na revista VEJA do mês de janeiro pudemos observar que a notícia com o título “... Contra as trevas” demonstrou que a cultura da sociedade islâmica possui características diferentes da nossa nos fenômenos referente a cultura político-religiosa. A partir desta reportagem o grupo pode refletir sobre o conceito de “cultura” e sua grande diversidade.

Sobre a cultura político-religiosa do povo islâmico podemos dizer que ela se baseia no objetivo de criar um Estado muçulmano que inclua as zonas sunitas do Iraque e da Síria. O objetivo do trabalho é mostrar que a cultura islâmica possui regras referentes a política e a religião, diferente das nossas, do Brasil, que possui outra "maneira" de ver o mundo e tomar decisões.

O surgimento do Império Árabe está ligado com o nascimento do islamismo. Até o século VII a Arábia era formada por tribos, que tinham crenças, costumes e líderes diferentes. Após ter criado o islamismo, Maomé decidiu unir todas as tribos árabes sob o domínio de um único Estado, que seria baseado na religião islâmica. O islamismo é uma religião árabe , e nela as pessoas seguem ensinamentos de um livro sagrado, chamado "alcorão". Os seguidores do livro acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo através da Guerra Santa.

Após a morte de Maomé, o Império Árabe teve um grande crescimento, o que dificultou a administração do lugar e fez com que a corrupção se desenvolvesse. Muitas pessoas começaram a se converter ao islamismo, mesmo que o Estado não apoiasse essa atitude. Com o passar do tempo as províncias do império começaram a se desmembrar e assim começou a guerra que é hoje em dia.

Atualmente, os extremistas do Estado Islâmico tem feito convocação aos muçulmanos de todo o mundo para que persigam os cristãos. Eles são totalmente contra as pessoas que acreditam em Jesus Cristo, e isso mostra a grande diferença da cultura deles para a nossa, do Brasil. Grande parte dos brasileiros acreditam em Jesus e o seguem, independente, de sua religião, sendo ela católica, evangélica ou qualquer outra. No nosso país nós não criamos uma guerra e saímos matando pessoas que não seguem a nossa religião ou que não acreditam nos mesmos princípios que nós. Muito pelo contrário, nós respeitamos e continuamos cada um crendo no que quer e achar mais correto. É claro que existem pessoas que acham ruim e criticam as que tem outras crenças, mas ainda sim, mesmo com algumas diferenças, ninguém sai matando alguém por isso.

Concluímos que, com a realização desse trabalho, conseguimos entender como começou essa guerra e terror todo que vem acontecendo nos dias de hoje, quais foram os principais motivos que levaram os muçulmanos a começarem a matar tantas pessoas por causa de suas diferentes religiões. Percebemos também que independente de tudo, devemos respeitar o próximo e não criar guerras por causa das diferenças que existem no mundo ou até mesmo no ambiente em que vivemos.

Image

Terroristas islâmicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com