TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura dos povos

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

                     Resenha sobre Cultura dos Povos

Todos os objetos que utilizamos, se percebermos, recebem influências culturais. Alguns elementos são brasileiros e outros têm origem em outros países. A constatação indica ou não que recebemos influências culturais estrangeiras.

Os povos sempre expressam suas culturas na organização do espaço , fato que gerou muitos questionamentos, quando teve início á sistematização do conhecimento científico geográfico e uma série de debates sobre o papel da sociedade na transformação do espaço. Os pesquisadores buscavam relacionar os povos e sua expressão cultural ao espaço em que viviam, analisando o modo de como plantavam, como se organizavam como se relacionavam entre si e com a natureza.

O estudo da cultura dos povos é um elemento para se compreender a organização do espaço, é possível entender o estágio de denominação de alguns países sobre outros e analisar a influência cultural.

No passado essa influência cultural se dava de forma menos intensa, ocorre com o processo de denominação de um povo sobre outro e com a difusão de técnicas e de produtos agrícolas, pois as trocas eram pontuais e momentâneas, porém com o desenvolvimento do capitalismo, do processo de colonização dos meios de transporte e de comunicação, eles passaram a estabelecer de forma mais intensa.

Estudos revelam que antes do período colonial, muitos impérios foram construídos na África, na Ásia e na América, e se firmaram com poucas trocas culturais sem receber grandes influências dos europeus.

Grande parte dos impérios, foram destruídas após o contato com os colonizadores europeus, e esse contato se deu tanto o ponto de vista quanto cultural com o processo de colonização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com