TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Um Conceito Antropológico

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Roque de Barros Laraia (1986) – Cultura: um conceito antropológico        RESUMO

        O livro tem como objetivo analisar entender as do comportamento humano, que pode ser visto como variante de fatores biológicos, geográficos e culturais. Nessa perspectiva, o autor falseia as duas primeiras hipóteses, defendendo que os diversos padrões de comportamento são criados e reproduzidos por diferentes culturas. Laraia percebe na cultura o elemento mais importante para a definição do cotidiano e, então, ele se preocupa em conceitua-la e definir suas principais características: a cultura condiciona a visão de mundo do homem, a cultura pode interferir no plano biológico, os indivíduos participam de formas distintas de uma mesma cultura, a cultura tem lógica própria e, por último, ela é dinâmica e mutável.

        No primeiro capítulo, sobre o determinismo biológico, Laraia explica que os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças comportamentais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura quando colocada em situação conveniente de aprendizagem. Além disso, o comportamento humano é moldável, o que significa que ele tem a plasticidade necessária para se adaptar de acordo com o ambiente cultural no qual o indivíduo é inserido, mesmo quando adulto. O autor traz uma série de exemplos para ilustrar sua posição, dentre eles, o fato de que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma determinada cultura podem ser atribuídas aos homens em outras. Nesse sentido, um menino e uma menina agem diferentemente não em função dos seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.

O segundo capítulo do texto trata do determinismo geográfico, corrente de pensamento que considera que “as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural” (p. 21). Segundo Laraia, essas teorias foram desenvolvidas especialmente por no século XIX

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com