TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura em Salvador

Por:   •  11/4/2019  •  Ensaio  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

1 TÍTULO E ENUNCIADO DO PROBLEMA

Para pensar no conceito de cultura, poderíamos nos remeter à Grécia antiga, onde o conceito desta era utilizada para representar a educação da aristocracia, distinta do povo em geral ou para representar aqueles que cultivavam o solo. Enquanto foco de discussões acadêmicas ligadas à antropologia, o conceito de cultura passa a ganhar corpo no final século XIX, principalmente através de antropólogos americanos, tal como Franz Boas. Para Boas (2004), cada cultura deveria ser estudada de forma separada, construindo assim sua história particular; desta forma de pensar surge o Culturalismo ou Particularismo Histórico.

De lá até aqui, várias correntes de pensamentos ligados à antropologia têm feito discussões e elaborado conceitos sobre cultura, a exemplo de Geertz, Laraia, Wagner, Tylor, entre outros. No pensamento de Tylor, a cultura é universal. Já Boas pensa não apenas em uma cultura, mas em culturas (relativismo cultural). Geertz, Laraia e Wagner desenvolvem seu o pensar sobre cultura na mesma linha de pensamento de Boas.

Segundo Geertz (2008), para entender a cultura, é necessário conhecer a composição das estruturas psicológicas que vão guiar o comportamento dos indivíduos, para que se possa compreender a ação do sujeito através da perspectiva cultural na qual ele está inserido.

Laraia (1997) diz que o evolucionismo biológico está acompanhado do cultural, entendendo a cultura como um sistema cognitivo, cultural ou simbólico, que condiciona a visão que o homem tem sobre o mundo, tornando-o, muitas vezes, em muitos momentos, etnocêntrico.

Tylor (2009), um dos pioneiros nas discussões sobre cultura, afirma uma maior complexidade neste conceito, pois inclui valores como os conhecimentos, as crenças, a arte, a moral, as leis, os costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Wagner (2010), em um trabalho de campo sobre a sociedade dos Daribis, afirma que o surgimento da cultura advém do latim colere (cultivar), cultivo do solo; já na língua inglesa, cultura tem significado de campo arado. Cultura está associada ao gosto das pessoas que se interessam por determinados padrões, a exemplo de se dizer que não ter cultura é não ter conhecimento; associa sempre ao nível de informação, ao grau de escolaridade dos indivíduos, coloca que tem menos instrução, numa condição menor, ou seja, de inferioridade. Assim, na antropologia, é bastante utilizada como metáfora, associada às pessoas elitistas e aristocráticas, pois relaciona refinamento, como um processo de domesticação que molda o indivíduo para viver em coletividade. Em suas análises, ele afirma que não existe apenas uma cultura, mas apenas uma referência, e que as metáforas/ambiguidades são as responsáveis por essa dualidade de existências.

Levando em conta essas visões sobre o conceito de cultura, consideraremos que esta não é algo determinado por apenas um elemento, mas sim a junção de vários contextos e possibilidades e dentro dessa visão de algo complexo. Sendo assim, a proposta deste trabalho é de pensar como têm sido implementadas as políticas culturais.

Embora não seja objeto de nossa análise, podemos citar como exemplos de projetos culturais na cidade do Salvador o Boca de Brasa (Projeto criado em 1986, pela Prefeitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com