TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura um conceito antropológico

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura tem uma lógica própria

As discussões sobre esse assunto começam com a obra de Levy-Bruhl ‘o Pensamento Primitivo’ onde o mesmo afirmava a existência de um pensamento lógico e um pensamento pré-lógico. Essa visão de Bruhl não passava de um ato etnocêntrico, pois, para ele existia uma grande diferença entre o pensamento ocidental e o pensamento primitivo. Diferença essa que colocava o pensamento ocidental como superior ao primitivo. Esta obra foi bastante criticada por outros antropólogos tanto por ser um ato etnocêntrico tanto por não haver experiencia de campo, que para a antropologia é de suma importância.

Claude Lévi-Strauss em seu livro ‘O pensamento selvagem’ refuta a teoria de que o pensamento primitivo é inferior ao ocidental. Nesta obra ele mostra que o pensamento primitivo tem uma lógica interna tão complexa quanto os conceitos científicos, e que um necessita do outro visto que o primeiro faz uma expressão metafórica do segundo. O homem primitivo não tinha a ciência para explicar-lhe todas as coisas, desta forma o mesmo teve que buscar a partir de suas próprias observações explicações para os acontecimentos e com base nisso a ciência se vale para concretizar seus estudos, portanto, não se pode dizer que uma lógica é superior a outra.

‘Os índios tupis que acreditam que uma criança depende exclusivamente do pai. Ela existe anteriormente como uma espécie de semente no interior do homem, muito tempo mesmo antes do ato sexual que a transferirá para o ventre da mulher. No interior desta, a criança desenvolve sem estabelecer nenhuma relação consanguínea com a esposa do pai. A mulher não passa de um recipiente próprio para o desenvolvimento de um novo ser. E ela será sempre uma parente afim tanto de seu marido quanto de seu filho. Esta teoria permite o matrimônio entre meio irmão, isto é, jovens que tenham a mesma mãe e pais diferentes. ’

O trecho acima foi retirado do livro Cultura um conceito antropológico de Roque de Barros Laraia, nos ajuda a entender melhor como as culturas funciona a partir de sua própria lógica, pois, cada uma busca explicar a partir de suas próprias observações o que acontece dentro do seu sistema.

Portanto, não podemos julgar um sistema cultural sem termos convivido dentro dele, pois, só a partir da convivência com seus membros é que se tem a verdadeira compreensão sobre seus costumes. Por isso, os trabalhos de Claude Lévi-Strauss foram tão importantes para a compreensão desse assunto porque ele procurou conviver com os grupos para obter respostas sobre seus hábitos culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com