TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdades Étnico-Raciais e Políticas no Brasil

Por:   •  16/6/2020  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

INTEGRA - Faculdades Integradas da América do Sul

Disciplina: Ciência Sociais

Professora: Flávio Reis dos Santos

Curso: Psicologia Período: Primeiro Horário: Noturno

Entrega: 25/05/2020

Alunos: Jailda Barbosa

DIAS, Luciana de Oliveira. Desigualdades étnico-raciais e políticas no Brasil. Revista da ABPN, 2012, Volume 03, Edição 07, p. 07-28.

A DUDH foi proclamada pela Resolução nº 217 A (III), da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948 e ainda não foi integralmente efetivada no Brasil, notadamente se o enfoque estiver em segmentos minoritários. Depois de mais de sessenta anos de sua proclamação e adoção, um questionamento ainda persistente é: em que medida grupos considerados minoritários, ainda hoje, se encontram inteira ou parcialmente não contemplados pelos princípios básicos previstos nessa declaração? O artigo tem como objetivo de entender as medidas promovidas de maneira justa e o direito de liberdade conforme previsto no artigo do Direitos Humanos, onde diz: Que todo cidadão, tem direito a vida, a liberdade e liberdade pessoal. Será que se tem de fato garantido esses direitos?

Quando pensamos em uma interação de brancos e negros no Brasil, estatísticas demonstram o quão distante estamos de uma condição cidadã igualitária para negros em nosso país. Segundo (Rodrigues, 2012. p 11) “no Brasil, branco não gosta de preto, nem preto gosta de preto”. Podemos observar isso no filme Quase Deuses, de forma bem clara. O próprio negro não gosta de seu companheiro de trabalho que também é negro. Ainda é difícil acreditar em um processo seletivo escolar, onde se acredita que o negro não tem capacidade de grandes voos cognitivos, os desvalorizam pela cor da pele, onde crianças brancas apenas por serem brancas, acabam tendo mais vantagens. Em nosso país hoje, infelizmente a discriminação ainda é uma cultura muito viva em alguns grupos sociais, e tratam os negros como pessoas inferiorizadas, marginalizadas e empobrecidas.

Não podemos deixar de comentar que a absorção dos negros após o Brasil Colonial na sociedade aconteceu de fato, mas, não houve ações políticas que continuasse com essa inclusão. O indivíduo vítima de racismo é geralmente o negro, já que nesta condição, acaba sendo alvo de um olhar que rotula e o aprisiona. Um ponto importante é a necessidade de apoio de políticas públicas que vão assegurar uma inserção menos subalternizada afro descendente no mercado de trabalho, sistema educacional, político, social e cultural será de suma importância para extinguir essa diferença, uma vez que somos todos iguais, nascemos e morremos da mesma forma.

Assistindo ao filme “Quase Deuses” pude ver que naquela época era ainda mais difícil ser negro, logo no início já é possível identificar que pessoas com a cor de pele escura eram submissas aos brancos Ao caminharem nas ruas tinham que abrir passagem para os brancos e eram ignorados totalmente a ponto de não serem cumprimentados de volta quando desejavam “Bom dia”. Barbearias, e outros estabelecimentos colocavam a informação em sua fachada de que só atendiam pessoas de cor branca, dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com