TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diagnostico institucional e social I - serviço social

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SUPERVISOR ACADÊMICO: WALTER ALVES CARNEIRO JUNIOR

SUPERVISORA DE CAMPO: ANA SARA FÉLIX

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

ACADÊMICO:

JOÃO WILKSON BARBOSA DA SILVA (RA: 9918005857)

ITAPIPOCA-CE

SETEMBRO/2017

1- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1.1 Identificações do Campo:

Nome da organização: Centro de Referência da Assistência Social do Maranhão (CRAS)

Endereço: Rua. Mariano Marques, 498, Bairro: Maranhão

Telefone: (88) 3631-0988

E-mail: crasmaranhão88@hotmail.com

1.2 Identificações do Supervisor de Campo

Nome da Supervisora: Ana Sara Félix

Nº do CRESS: 6180/3° região

E-mail:

1.3 Descrições gerais do campo:

O Centro de Referência da Assistência Social- Maranhão (CRAS) foi implantado no Município de Itapipoca no dia 03 de Outubro de 2005, pela Prefeitura Municipal, a instituição é vinculada a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento, e vem ao longo desse tempo trabalhando para que se configure uma nova forma de assistir, incluir e promover socialmente a população vulnerável. Ele não possui sede própria, sendo alugada uma casa pela Prefeitura Municipal de Itapipoca.

O CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, visando a orientação e fortalecimento do convívio-familiar. É a porta de entrada unificada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e referência para encaminhamento à Proteção Especial.

Tem como o principal Serviço ofertado, à Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Sua execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioasssitenciais que visa fortalecer proteção as famílias, prevenindo o rompimento de vínculos com o propósito de garantir o acesso aos direitos sociais e a prevenção das situações de riscos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida.

Finalidades

Realiza diversas orientações e encaminhamentos para os demais serviços oferecidos pela rede de serviços socioassistenciais; atendimento psicossocial faz atendimento individual por meio de entrevistas e visitas domiciliares, acompanhamento psicossocial em grupo através de palestras e grupo sócio educativo com crianças, gestantes, idosos e adolescentes de acordo com a demanda local. Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local e previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

Objetivos

Tem por objetivo atuar com famílias e indivíduos em contexto comunitário e desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimentos Integral à Família (PAIF), e orientar para o convívio sócio familiares. Desenvolver ações intersetorais.

Demandas atendidas pela Instituição

  • Benefícios Eventuais (cestas básicas, passagens, enxoval, urna funerária e outros) Com parecer Social dos Técnicos do CRAS;
  • Carteira do Idoso;
  • Visitas domiciliares realizadas pelos técnicos do CRAS;
  • 2ª via de Registro de Nascimento/ e ou casamento
  • Cadastro do Bolsa Família;
  • Cadastro de Famílias no Programa ao Leite;
  • Encaminhamentos dos adolescentes para realização de cursos do PRONATEC;
  • Encaminhamento das Mães para cursos técnicos, para complementações de renda;

1.3 Principais características da população atendidas pela instituição:

A população atendida pelo Centro de referência de assistência social CRAS são pessoas que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza.                                                                                                                                                

1.4 Serviço Social na Instituição

Origem do Serviço Social na instituição

A Assistência Social no Brasil tem sua origem baseada na caridade, filantropia e na solidariedade religiosa. No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta surgia para a sociedade, era tratada como caso de polícia e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos.

Estrutura e funcionamento

Possui placa de identificação em modelo padrão conforme o modelo padronizado pelo MDS. Conta com 04 (quatro) assistentes sociais, seu horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 08hs às 18hs.

População acompanhada pela equipe CRAS Maranhão:

Aspectos demográficos da população da área de abrangência:

Grupos de Conivência e Fortalecimentos de Vínculos

  • Acompanhamentos e grupos-487 pessoas
  • População por idade:

De 0 a 6 anos: 40

De 07 a 14 anos: 280

De 15 a 14 anos: 62

Idosos a partir de 60: 100

Objetivo do Serviço Social na Instituição:

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (197.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com