TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE

Por:   •  12/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

A EDUCAÇÃO E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE

Luma Myrelle Chaves Batalha

Marília Neves de Sousa

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade esclarecer a importância da educação na formação de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres, ressaltar o seu papel na formação de pensamento crítico e de cidadãos capazes de utilizar o seu conhecimento em prol do bem comum.

Palavras chave: Sociedade, Educação, Cidadãos.

ABSTRACT

This article aims to clarify the importance of education in the formation of a society aware of its rights and duties, highlighting its role in the formation of critical thinking and citizens capable of using their knowledge for the common good.

Keywords: Society, Education, Citizens.

1. INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário sociedade equivale a junção de grupos subordinados as mesmas leis ou preceitos. O termo vindo do Latim societas que significa “associação amistosa com outros”, pode também ser considerado uma necessidade física e biológica para os seres vivos tendo em vista que viver de forma coletiva é algo inerente ao homem. Seguindo ainda com o método de definições, trazemos também o significado de educação conforme o dicionário que pode ser entendido como a aplicação de métodos para assegurar a formação e o avanço físico, racional e moral de um ser humano.

Dessa maneira, podemos concluir que a educação é indispensável para que a boa convivência entre os seres se faça presente tendo em vista a sua função em desenvolver a moralidade e a intelectualidade dos cidadãos, para que se possa viver em plena harmonia e gozar de todo o entendimento daquilo que nos cerca. Não permitindo a alienação e a estagnação da sociedade.

2. A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Segundo o Art. 265 da Constituição Brasileira de 1988.

A educação, é direito de todos e dever do Estado e da família, ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento do cidadão, seu preparo para o exercício da cidadania e sua aprimoração para o trabalho. (BRASIL, 1988, Art. 265)

Portanto é certo dizer que é obrigação do Estado promover o acesso à Educação de qualidade para que os cidadãos de seu país possam se desenvolver e conquistar sua ascensão social e estabelecer sua dignidade.

Porém, é notório a disparidade na qualidade de ensino das instituições públicas e privadas, o que promove um aumento de desigualdade social. Tendo em vista que o acesso as oportunidades de ingresso a uma universidade de boa qualidade ou a um emprego digno se torne uma batalha maior para as pessoas que dependem do serviço público de educação.

A qualidade educacional para todos é um dever social do Estado perante a sociedade. A educação de boa qualidade na mão de poucos não passa de mero elitismo. Dessa maneira é necessário maior investimento nas Políticas Públicas afim de resolver a discrepância existente no país.

3. A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

Pela educação, vamos delineando-nos como seres humanos (BARATA-MOURA, 2004, p. 31-32) desse modo ressaltamos a importância da educação na transformação do ser humano e o seu papel na ascensão social e moral. Nos tornando em seres pensantes e capazes de trilhar nossos próprios caminhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com