TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFLEXO DE UMA SOCIEDADE QUE PERDEU O HABITO DA LEITURA

Por:   •  13/2/2017  •  Artigo  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E PARCELADAS NÚCLEO PEDAGOGICO DE ITIQUIRA

Nome do orientador: Epaminondas de Matos Magalhães

Nomes dos acadêmicos: Geiliani Alves Cabral, Joaquim Batista Neto, Poliana Souza Oliveira e Tayná Baldanza Santos.

Resumo:

Um dos principais desafios de ensinar a ler nas séries inicia é a apreensão do conhecimento do objeto, que estabelecida fundamentalmente no ato de ensinar e de aprender.  “Aprender é uma descoberta criadora com abertura ao risco e aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina segundo (FREIRE, 1967).”

 Contudo a leitura tem se tornado cada vez menos estimulante para as crianças que vem com uma leitura de mundo muito sedutora com os jogos e toda a tecnologia que hoje as cerca, também com a falta de estimulo dentro de casa.

Abstract:


One of the main challenges of teaching reading in the series begins is the apprehension of object knowledge, which is fundamentally established in the act of teaching and learning. "Learning is a creative discovery with openness to the risk and adventure of being, because teaching if you learn and learn if you teach second" (FREIRE, 1967).  However reading has become less and less stimulating for children who come with a very seductive world reading of the games and all the technology that surrounds them, also with the lack of stimulation in the home.

Palavras chaves: Problemática, professor e significado.

O reflexo de uma sociedade que perdeu o habito da leitura

Temos como objetivo abordar a questão da leitura, que vem sendo uma preocupação constante para educadores e profissionais da área da educação de forma geral, vem se observando que principalmente na ultima década foi possível perceber que com o habito da leitura que vem diminuindo visivelmente as pesquisas de qualidade do ensino nas escolas de ensino fundamental não estão atingindo resultados satisfatórios.

Com o objetivo de colaborar na superação desse problema é que propõe um repertório de estratégias, capaz de ajudar os educadores a dinamizarem o processo de leitura de seus alunos, vendo essa questão como um desafio a ser vencido, para assim alcançar resultados satisfatórios, não se deixando cair no comodismo, na mesmice e no fatalismo pedagógico.

 

Na sociedade a diferentes contextos históricos, a leitura faz parte das práticas culturais, o domínio da leitura é importante para o desenvolvimento humano, pois favorecem as trocas comunicativas em sociedade, neste contexto a escola tem papel fundamental por isso que desenvolver desde cedo à leitura tanto na escola como reforçada e incentivada na família.

Durante muitos anos acreditou se que a dificuldade de aprendizagem era baseada somente no fato de que o individuo possuísse algum tipo de lesão cerebral, sem considerar os fatores sociais, culturais e econômicos, a influência da família na vida da criança reflete diretamente no seu cotidiano no ambiente escolar como influenciadores no processo de aprendizagem.

Existe uma grande relevância de trabalhar com leitura, usando os conhecimentos prévios dos alunos a cerca do tema, levando-os a debater, repensar e até formular suas ideias, a fim de construir uma aprendizagem significativa.

Sem dúvidas a leitura traz grandes oportunidades para a vida dos indivíduos, de conhecimento, ascensão social, melhoria no vocabulário entre outros benefícios. Porém o hábito de ler não tem ganhado grande espaço no cotidiano dos jovens e crianças, diversos são os motivos para que esses tenham pouco interesse por tornarem-se leitores: Pais não leitores, falta de estimulo, má qualidade do ensino nas escolas.

Diante desta problemática, de desinteresse pela leitura das crianças e adolescentes os professores encontram dificuldade de trabalhar os conteúdos em sala de aula, e acabam não conseguindo transmitir um conhecimento satisfatório aos alunos. Uma vez que é através da escola que o individuo acaba tanto o primeiro encontro com a leitura.

De acordo com pesquisas, o problema é que a leitura muitas vezes não é valorizada por si só, como fonte de conhecimento, na maioria das vezes ela torna-se uma das ferramentas utilizadas pelo professor para trabalhar a gramática ou produzir um resumo.

Para que a leitura torna-se interessante para o aluno ela deve trazer significado para o mesmo, sendo interessante que o próprio aluno escolha o livro a ser lido, dessa forma ele provavelmente escolherá o que mais lhe trouxer significado, tornando assim, a leitura mais agradável e significativa, segundo Paulo Freire (1982,p 11): “A atividade da leitura se realiza a partir do dialogo entre leitor e objeto lido”.

Sendo assim de suma importância, que este aluno realize leituras que lhe tragam prazer, ao contrário ele não mostrará interesse pela mesma,se cansara e dificilmente se beneficiará dela.

                         O leitor constrói o significado do texto. [...] Isto não quer dizer que o texto em si não tenha sentido ou significado. [...] O significado que um escrito  tem para o leitor não é uma tradução ou réplica do significado que o autor quis lhe dar , mas uma construção que envolve o texto ,os conhecimentos prévios do leitor que o aborda e seus objetivos .( SOLÉ , 1998,.p.22).

Sendo assim, de suma importância, que este aluno realize leituras que lê ou será mais um livro lido para produção de um determinado trabalho que foi feito na escola e depois esquecido.

Acreditamos que a leitura é imprescindível na vida do aluno , mas ler é uma habilidade que vai muito além  de simplesmente decifrar o código da escrita, torna-se leitor é um desafio muito maior, e esse é o grande desafio enfrentado por professores, tanto na rede pública quanto privada.

A leitura deve ou deveria estender-se além dos muros da escola, tornar-se hábito, ler pelo prazer e não pelo dever de ter que entregar um resumo da leitura ao professor, o que torna essa tarefa muitas vezes, chata e sem sentido, o que às vezes não acontece devido ao não hábito de leitura da família, que sem dúvida exerce um papel fundamental no desenvolvimento do aluno, e fazer com que o mesmo  ao ter por costume a leitura passe a ter capacidade de compreender o que lhe esta sendo proposto em textos por seus professores em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com