TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  22/4/2018  •  Artigo  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Karin Elizabeth Rees de Azevedo

A sociedade moderna, apesar de todo avanço, ainda pensa, em sua grande maioria, que a educação ambiental é algo que deve ser feito apenas nas escolas ou por meio de projetos direcionados. No entanto, para resolver problemas ambientais é necessário mais do que separar o lixo para reciclagem ou mesmo diminuir o consumo de água em casa ou trabalho. É importante refletir sobre o nosso comportamento frente a natureza que nos cerca.

Desde a década de 1970, especificamente 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, na Suécia, é que a sociedade passou a tomar conhecimento de que problemas ambientais afetavam a sociedade e foi também neste evento que os países definiram que uma forma, a principal forma, de melhorar e mudar o mundo neste aspecto seria pela educação.

No entanto, desde este evento a educação procurou acrescentar informações e tentar mudar as relações das pessoas para com a natureza, uma vez que a sociedade moderna, especialmente a sociedade deste início de século XXI, cada vez mais quer os benefícios da natureza e poucos são os que se preocupam com as afetações que as “comodidades” do mundo moderno trazem a natureza.

A educação ambiental precisa cada vez mais ser incorporada as nossas atividades do dia a dia, pois se é por meio desta que se pretende resolver os problemas ambientais, a formação de pessoas envolve muito mais do que a escola regular, uma vez que na escola já se tem um currículo que promove ações ambientais e conscientização, mas ainda se vê muito pouco do reflexo deste tipo de ensino. Há um grande percentual de pessoas e associações envolvido com a educação ambiental e que fazem diferença, mas também há ainda outro grande percentual de pessoas que não se importam e acham que podem, pelo poder econômico, “comprar” o meio ambiente.

Dentro da educação ambiental, o fundamental para qualquer pessoa é saber que o educar acontece principalmente pelas atitudes de quem ensina algo, e não apenas pelo conhecimento que tem do assunto, uma vez que as crianças aprendem muito pela imitação, assim, para que ocorra uma boa educação ambiental precisamos de uma sociedade envolvida, de pessoas que realmente acreditem no que fazem para que isso possa fazer a diferença.

No Brasil, temos uma lei que define a educação ambiental. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”

Dessa forma, a Educação Ambiental, no Brasil, assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis, pois tem um carater mais abrangente do que apenas desenvolver a educação em conhecimento, pois tem também o caráter de desenvolvimento da propria sociedade  em sua complexidade e completude.

A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com