TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  30/3/2022  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Através da entrevista com o Professor Dr. Vital Didonet e dos artigos disponibilizados para leitura, foi possível perceber o quão preocupante e delicado é o problema que enfrentamos frente á educação ambiental no Brasil. É extremamente fácil captar informações através de rasas leituras ou até mesmo visualizar ao nosso redor os problemas enfrentados em nosso meio ambiente e, além disso, problemas esses que não recentes e sim longevos, porém atualmente com avanços em grandes proporções.

Dentre os principais impactos ambientes, podemos citar a exploração causada pela atividade humana, afinal de contas é um fator extremamente impactante, pois se trata de um processo acelerado pelo fato de que grande parte da população compactua com o mesmo. Além disso, a educação ambiental escolar no Brasil convive com sérias dificuldades de inserção na escola e no currículo, justamente pela inexistência da formação continuada dos professores, onde os mesmos acabam criando uma limitação diante a concepção da educação ambiental, fazendo com que não se atinja seus princípios necessários.

Diante disso, as escolhas desfavoráveis de metodologias de ensino são consequências da formação não continuada de docentes e acaba se tornando outro fator bem limitante. Ou seja, possuímos muitas metodologias enrijecidas, fazendo com que ocorra uma limitação exclusiva dentro de salas de aulas ou em pátios com solo de cimento, o que dificulta a importante e significante interação com o meio ambiente. Interação essa que quando mais cedo for trabalhada, maiores serão as chances rumo á mudança de atitudes em relação à preservação de nosso meio ambiente.

Sendo assim, a educação ambiental necessita de uma metodologia que favoreça a resolução de problemas, mas também à criatividade e a imaginação, ou seja, a metodologia escolhida pelos professores necessita atender adequadamente os princípios e os objetivos propostos pela EA, vinculando a preservação da natureza com a ação humana.

Portanto, o uso de metodologias apropriadas vinculadas ao estimulo de pertencimento a nossa natureza, a construção de valores e de amor ao nosso planeta, juntamente com a extinção da exploração humana são fatores de extrema importância e relevância, fazendo com que a educação ambiental assim como o cuidado com o meio ambiente seja praticado, mitigando as amplas ameaças vivenciadas atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com