TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Polo de apoio presencial São Gonçalo

 Curso: Pedagogia       - 6º Período

Disciplinas: Didática da História e Geografia, Estágio C. em Pedagogia II Ensino Fundamental, Prática Pedagógica: Infância e suas Linguagens, Projetor Integrador I.  

Aluno: Flávio Dos Santos Gomes -        RA: 0106025020

Tutor a Distância: Janilce Meire Gomes Muniz

Polo

São Gonçalo/RJ

2020

INTRODUÇÃO:

O projeto "Formar Leitor : A Literatura Infantil na Pedagogia Hospitalar"  visa dar atendimento as crianças de seis a dez anos internadas no hospital Municipal de São Gonçalo/RJ, sendo que estas permanecem por períodos diferenciados de internação, decorrentes do tipo de enfermidade apresentada. Entretanto, a permanência no hospital sempre gera ansiedade, tensão e, até mesmo, depressão, devido ao fato de estarem doentes e longe do convívio social.

O projeto visa criar metodologias, adequada as condições da crianças hospitalizadas, objetivando incentivar o gosto pela literatura e formar o leitor autônomo e crítico. A leitura no ambiente hospitalar contribui para o desenvolvimento do ato de ler, aproveitando o tempo dos enfermos, que muitas vezes, é ocioso.

O projeto contribui para que a pedagogia no ambiente hospitalar permite que as crianças criem, sonhem, imaginem, amenizando as consequências da enfermidade e do internamento hospitalar, auxiliando-as em seu processo de recuperação. Em relação a função do profissional da educação dentro do ambiente hospitalar.  

Neste sentido o referido projeto procura desenvolver uma metodologia alternativa, adequada às condições da criança hospitalizada, objetivando incentivar o gosto pela literatura e formar o leitor autônomo e crítico, pois o acesso à leitura se perpetua nas desigualdades sociais e o ambiente hospitalar pode contribuir para o desenvolvimento do ato de ler, aproveitando o tempo dos enfermos, que muitas vezes, é ocioso.

Os alunos da EJA, precisam ser estimulados o tempo todo, já que os mesmos, são alunos que vem do campo, de seus trabalhos e tarefas diárias.

As Diferentes Formas de Falar Presente no Brasil e Como essas Diferenças Podem ser abordadas em sala de aula.

Alfabetização é o ato de tornar o indivíduo capaz de adentrar o mundo da leitura e da escrita, assim como o letramento. A diferença é que a alfabetização é um processo pontual, que tem um início e um fim. A pessoa se torna alfabetizada ou continua analfabeta. Já o letramento, é construído pelas experiências do dia-a-dia. É um processo contínuo no qual o indivíduo se habitua a interpretar situações diversas e compreender os seus significados. É pautado nas competências e habilidades para lidar com situações diversas de uso da língua. Mesmo pessoas alfabetizadas podem ter dificuldades em lidar com situações de linguagem que aparecem no dia-a dia por não ter, ainda, adquirido tal competência.

Na realidade hoje é necessário que as duas se completem.  Nem todo letrado é alfabetizado.

Variações Linguísticas

A variação linguística está presente em todo Brasil e é influenciada pelos os costumes locais de cada região do país. Há também dentro de cada região variações sociais e culturais as quais serão utilizadas de acordo com a faixa etária de cada um, classe social entre outros fatores.

Quando falamos de linguagem tanto escrita quanto oral para educação de jovens e adultos temos que nos atentar a diversas variações linguísticas que esses alunos podem trazer consigo evitando sempre gerar algum tipo de preconceito e discriminação, para tanto é evidente que o professor deve enfatizar a necessidade de se aprender a norma culta da língua portuguesa, evidenciar os tipos de comunicação e quando devemos nos comunicar de maneira coloquial e de maneira formal, porém é muito importante que o professor respeite a identidade do educando fazendo com que o mesmo não perca a vontade de aprender e não se sinta constrangido. Esse é um grande desafio para os educadores da EJA e p essencial é fazer com que o aluno se sinta à vontade para se comunicar, e que o educador aborde sempre em suas aulas esse tema tão importante que é o de variações linguísticas.      

 

PLANO DE AÇÃO EJA

TEMA:

 Ensinar variação linguística na turma mesclada da EJA

OBJETIVOS:

*Conscientizar jovens e adultos sobre variações linguísticas, e preconceito linguísticos.

*Valorizar a estranheza, a diversidade, e a curiosidade do grupo da EJA.

*Desperta, na turma da EJA, o interesse por uma nova forma de compreender a gramática.

JUSTIFICATIVAS:

Por se tratar de um tema fundamental importância, a questão variação linguística deve ser encarada como uma forma de despertar os alunos da EJA para desmistificar a questão do uso da língua.

DEFINIÇÕES DAS AÇÕES:

Aulas ministradas no laboratório de informática

Pesquisar textos teóricos sobre variação linguísticas

Realizar trabalhos em grupos em sala de aula sobre palavras e variações linguísticas

Realizar debate, com alunos em círculo, a classe debaterá sobre a dificuldade em entender os novos vocábulos, e exemplos de variações.

MATERIAS UTILIZADOS:

Aparelho multimídia, vídeo, Computador conectado à internet.

AVALIAÇÃO SOBRE AÇÕES:

Será avaliado a escrita do aluno, bem como a leitura, a interação na aprendizagem em aulas de grupo, a apresentação dos trabalhos e a participação individuais e grupos dos alunos, de acordo com a realidade vivida por cada um.

BIBLIOGRAFIAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com