TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Sexual

Por:   •  24/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 8

A reciclagem deve ser responsabilidade de todos, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente precisar fazer parte do ensino-aprendizagem dos discentes, por isso é fundamental criar uma consciência ecológica e sustentável nos alunos, que consequentemente irão compartilhar o que aprendeu na escola com a sociedade. Além disso, o meio ambiente é um dos temas transversais, como eixo que se organiza com as disciplinas, sendo trabalhado e contextualizado nesse projeto nas aulas de Educação Física, através da transformação de materiais que iriam ser descartados como lixo em equipamentos esportivos. À vista disso, trabalhar essa temática, vai muito além de simplesmente despertar a consciência. O intuito é proporcionar situações de reflexões e mudança de hábitos, sendo a diferença na sociedade, fazendo deste mundo um lugar melhor de se viver com muito mais saúde e bem-estar, ensinando o consumo e produção responsável, tornando nossa cidade mais limpa e sustentável.

Nossa escola tem como nome: Escola Estadual Antônio Bittencourt, pertence a rede estadual de ensino do Amazonas, na cidade de Manaus, situada à Rua Antônio Bittencourt, número 27, Bairro: Gloria. Possui um pavimento com onze salas de aula e oferece o Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos – EJA, matriculados 642 alunos. A comunidade local do bairro da Glória se orgulha de ter atravessado as piores fases de uma comunidade em desenvolvimento e hoje estar vivendo melhor. O bairro por muitos anos foi temido por conta da onda de violência que dominava o local e por jovens entrando no mundo das drogas. As escolas e as igrejas desenvolvem trabalhos sociais com o auxílio das principais lideranças e já conseguiu reduzir o índice de criminalidade e de juventude nas drogas, dando um pontapé inicial para uma fase de desenvolvimento humano na comunidade. Há a necessidade de o poder público agir com mais frequência através de melhoria do sistema de saneamento básico, pois o bairro ainda é carente de sistema de esgoto.

A Escola Estadual Antônio Bittencourt iniciou seu trabalho com o Grupo Escolar Antônio Bittencourt que foi criado pelo governador Jonathas Pedrosa por meio do Decreto 1.049, de 23 de janeiro de 1914. Instalou-se em um prédio onde havia funcionado uma escola denominada Públio Bittencourt, na esquina das ruas Leovegildo Coelho e Andradas, no então bairro dos Remédios – área, hoje, compreendida pelo Centro.

No início de suas atividades, o estabelecimento de ensino era assim composto por três escolas isoladas que foram agrupadas pelo Decreto 1.050, de 28 de janeiro daquele mesmo ano. Duas do 1º Grau e uma do 2º Grau. No então governo de Pedro Bacellar, essa Escola mudou de endereço por duas vezes, ambas no bairro do Mocó, atual Adrianópolis. Na década de 1930, já se encontrava instalada em um prédio situado na praça Santos Dumont. A Escola Estadual Antônio Bittencourt em 1948, sofreu nova mudança de endereço e passou a funcionar nas dependências do então Grupo Escolar Plácido Serrano, na avenida Ayrão – no trecho hoje denominado Waldemar Pedrosa –, onde permaneceu por nove anos. Hoje funciona em sua sede própria, localizada na rua Antônio Bittencourt, no bairro Glória, foi construída em 1956 pelo governador Plínio Coelho e inaugurada no ano seguinte, em 27 de março de 1957.

A escola obteve uma trajetória muito boa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBE) nos últimos três anos, em 2017 alcançamos 4.7, 2019 conquistamos 4.9 e 2021 ficamos com 5.1. Desta forma podemos constatar que a escola desempenho muito bem seu trabalho de ensino e aprendizagem, comprovar também que nossa atuação esta funcionado, todavia podemos aperfeiçoar ainda mais nossa realidade escolar. Enfrentamos muito desafios como por exemplos, alunos de baixa renda que as vezes não tem nem o que comer em casa, e muitas vezes a única refeição do dia é a merenda da escola, não tem materiais escolar, nenhum um lápis, e em várias ocasiões somos nós os professores que damos para os alunos uma caneta para ele escrever, outros desafios são os pais irresponsáveis que não acompanham o ensino-aprendizagem do aluno, jogando para escola o papel de educar e incentivar os estudos. Falta de materiais didáticos para as aulas diversificadas, falta de equipamentos tecnológicos como laboratórios de ciência, informática e outros.

Somos uma equipe de professores comprometida com o ensino de qualidade sempre trabalhando de forma participativa e responsável, realizando uma avaliação precisa e realista, sem deixa de leva em consideração a cultura e a situação socioeconômica das famílias de cada aluno.  Temos uma gestora com uma liderança democrática e participativa, sempre atuando de forma positiva e organizada, comprometida com a educação, servindo sempre com muito amor a todos da comunidade escolar.

justificativa

Na comunidade local existem muitos igarapés, que estão contaminados por lixos descartados de forma irregular, poluindo o meio onde vivem, e são os próprios moradores da região que jogam esses lixos, é visível a todos que trafegam nas vias próximas a esses igarapés contaminados, por esse motivo elaborei o projeto com o intuito de ensinar a reciclagem e a coleta seletiva aos alunos, famílias e a comunidade escolar, e expor a importância da preservação do meio ambiente e o consumo responsável, pensando na sustentabilidade, tornando nossa cidade limpa. Por isso escolhi o tema reciclagem, pois a reciclagem precisar fazer parte da rotina dos alunos e que eles ampliem seus conhecimentos a respeito da importância da preservação do Meio Ambiente e que possam compartilhar essas informações com seus familiares e amigos.

Metodologia

O projeto será desenvolvido nos espaços internos e externos da Escola Estadual Antônio Bittencourt, onde realizamos debates simples e sucintos sobre tema reciclagem para melhor compreensão dos alunos, promovemos momentos comunitários, com a participação da comunidade escolar, com palestras, entrega de panfletagem com dicas sobre a coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento. Iniciamos as pesquisas na internet sobre reutilização de materiais e realizamos a coleta de produtos como: cabo de vassoura, garrafa pet, papelão, cordas, pneus, latas, palitos, fios, tecidos e outros. Feita a coleta dos materiais, começamos a confecção de equipamentos esportivos, onde os alunos construíram produtos novos utilizáveis nas aulas prática de educação física. Depois de confeccionados, foi feito uma exposição desses materiais para toda a comunidade escolar e ensinamos como utilizá-los em uma atividade física. Foi promovido uma gincana ecológica de competições esportivas com todos os alunos da escola. E foi utilizado somente os equipamentos reciclados durante as competições, também entregamos premiações. No final do projeto organizamos um momento de socialização para avaliar o ensino-aprendizagem dos alunos com as atividades desenvolvidas durante o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com