TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratificação Social

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Estratificação social

Davis e Moore:

Para Davis e Moore o lugar onde nos situamos na estratificação social se da pelos prestígios sociais que obtemos. Esses prestígios são o que motiva as pessoas a se especializarem e a buscar profissões e posições significantes e status. Os critérios utilizados para determinar a estratificação são quantitativos (níveis de renda, educação) e qualitativos (posse de certos bens, tipo de trabalho desempenhado, diferentes grupos raciais ou étnicos). Essa proposição negligencia o fato de que todas as posições sociais são importantes e que toda atividade dentro de uma organização tem sua importância. Defendem as classes como estratos hierarquizados definidos por agrupamentos discretos e por estatísticas.

Max Weber:

Max divide a sociedade em três dimensões: ordem econômica, representada pelas classes (rendimentos e bens), ordem social, representada pelo status (prestígio social), e a ordem política, representada pelo partido (poder que ostenta). A Classe sendo definida apenas como ordem econômica perde sua importância frente à sociedade moderna, uma vez que se considera o status como elemento primordial da estratificação social. Esse esquema de estratificação não mostra os estratos realmente como são definidos, pois simplificam suas composições não levando em conta os diversos fatores que os influenciam.

Mobilidade Social

Vertical: mudanças na economia ou na política, que propiciam a ascensão ou declínio nos estratos sociais, geralmente se caracteriza pelo declínio nas altas camadas, já que os que ocupam as posições inferiores tem poucas possibilidades de ascensão.

Horizontal: mudanças de “grupos sociais” sem mudanças de status .

Na prática ignoram a mobilidade descendente gerando uma visão distorcida da sociedade.

Marx:

Para Marx as classes sociais se definem por onde nos situamos no modo de produção, só assim é possível explicar a sociedade sociológica e historicamente. As classes atuam como forças na transformação das estruturas sociais, surgem de determinadas condições estruturais da sociedade. As classes só existem uma em relação à outra, constituindo relações assimétricas entre dominantes e dominados, exploradores e explorados, sendo complementares e opostas. A base do antagonismo está na posição diferencial das classes em relação aos meios de produção.

A Relação entre a estratificação e classes sociais

A estratificação é uma estrutura estagnada da sociedade que reflete, hierarquicamente, as classes sociais e considera ainda fatores étnicos, raças e diversos tipos de desigualdades existentes em uma sociedade.

Teoria das elites:

Surge como crítica ao Marxismo e socialismo e defende que não existe sociedade sem uma elite que a governe. A elite democrática, de acordo com karl manheim, tem origem na massa, pois essa a força a defender os interesses da massa.

Pareto: existe uma minoria articulada contra uma maioria articulada.

Wright Mills: Elite do poder nos eua é composta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com