TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Política

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM FÍSICA

Leonardo Freitas Salomão

AVALIAÇÃO 1

Classes sociais e desigualdade

UBERABA

2019

A. Discorra sobre as diferenças entre o conceito de classe social propostos por Max Weber e Karl Marx e apresentados por Anthony Giddens no capítulo “Classe, estratificação e desigualdade” do livro Sociologia, disponível em https://damas20162.files.wordpress.com/2016/08/giddens-anthony-sociologia.pdf   ou      https://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/arquivos/sociologia.

Resposta: Na teoria de Karl Marx ele envolve a estratificação sobre a classe social, para ele uma classe é um conjunto de indivíduos que faz relação com os meios de produção como  capitalismo e a classe operária (proletariado),consequentemente dentro das classes existe uma ligação de exploração; com isso Marx observou que no sistema capitalista existia uma vasta desigualdade decorrente das riquezas. Marx utilizou um termo “pauperização” para explicar que a classe operária irá sempre ficar mais pobre do que a capitalista.

Já na teoria de Max Weber ele tenta estabelecer o mesmo conceito de estratificação de Marx, no entanto ele transformou e aperfeiçoou. O diferencial de uma teoria para outra é que a estratificação social não é uma questão de classe e moldada pelo status e partido. Esses elementos produzem um número de posições dentro da sociedade completamente diferente do modelo bipolar de Marx.

De acordo com Weber as divisões de classe estão ligadas nas diferenças econômicas que não faz relação direta com a propriedade. Ele acreditava que o mercado fazia influência direta na oportunidade de vida. As pessoas que investiam nas qualificações tinham         mais oportunidades de emprego em relação aos não-profissionalizados. Na teoria de Weber o status se refere as diferenças entres os grupos sociais, o status passou a ser expresso pelo estilo de vida das pessoas como moradia, vestir e ocupação.

Embora Marx acreditava que as distinções de status fossem resultado da divisão de classe, Weber defendia que o status sofria variações que não dependiam das divisões de classes.  Já o partido é um conjunto de pessoas que trabalham por um mesmo interesses, é normal um partido trabalhar de uma maneira organizada e coletiva para um resultado final seja o mesmo; ambas podem ser influenciadas sobre a situação econômica.

Enquanto Marx tentou reduzir a estratificação social nas divisões de classes, Weber chamou a atenção a interação complexa das classes funcionava basicamente como um organismo, status e partido seriam aspectos separados da estratificação. Logo a base de Weber é mais flexível do que a de Marx.

B. O gráfico abaixo, elaborado pelo banco suíço Credit Suisse, trata da concentração de riquezas no mundo no ano de 2018. Como abordado por Anthony Giddens, a concentração de riquezas é um importante variável para pensar as desigualdades e as classes sociais. Tomando por base o gráfico acima, discorra, sintetizando, sobre os dez princípios da concentração da riqueza e do poder apresentados por Noam Chomsky no documentário Requém for the american dream (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_FtpgDvWjkQ). Em seguida, compare (apresentando as diferenças e semelhanças) com a análise realizada por Anthony Giddens, que toma por base a realidade britânica, no item “A divisão de classe na sociedade ocidental de hoje”.

         Resposta: No documentário Noam Cromsky relata como acontece a desigualdade social em relação aos dez princípios da concentração de riqueza e do poder são eles: 1º “Reduzir a democracia”: para os mais ricos quanto maior a democracia, maior o poder da camada mais pobre;2° “Moldar a ideologia”: isso significa acabar a luta por igualdade em todos sentido;3° “Redesenhar a economia: favorecer as instituições financeiras;4° “Deslocar o fardo”: reduzir os impostos da população mais rica, para retirar deles a obrigação de sustentar a camada pobre.5° “Atacar a solidariedade”: para facilitar o processo de privatização.6° “Controlar os reguladores”: controlar órgãos ou poderes que poderiam dar mais direito aos pobres como, por exemplo, a legislação7° “Controlar as eleições”: financiar partidos para que os eleitos beneficiem as empresas;8° “Manter a ralé na linha”: movimentos antissindicalistas; 9° “Consentimento da população”: fabricar consumidores para dominar seus pensamentos;10° “Marginalizar a população”: deixar a população sem voz ativa nas questões políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com