TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE CONFLITOS

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

POLIENSINO DECISIVO CURSOS

TURMA GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

POLO TANGARÁ DA SERRA-MT

GESTÃO DE CONFLITOS

DÉBORA FERNANDES

MARCOS ROGÉRIO M. SILVA

TANGARÁ DA SERRA, JULHO DE 2015

GESTÃO DE CONFLITOS

DÉBORA FERNANDES

MARCOS ROGÉRIO M. SILVA

RESUMO

Com a evolução humana e a busca pelo conhecimento, foram surgindo os estudos específicos das questões que envolvem o ser humano. A vida em sociedade é fundamental para a sobrevivência do homem, pois este é extremamente sociável, as interações são fundamentais nos estudos da sociologia, psicologia e filosofia, porém essa socialização e convivência acaba gerando divergências, já que cada indivíduo é dotado de pensamentos, opiniões, reações e personalidades diferentes uns dos outros, assim, é comum surgirem desavenças tanto familiares, conjugais ou no ambiente de trabalho. Atualmente, as corporações e organizações requer dos seus contratados a desenvolvimento da habilidade de gerir os conflitos que estão sujeitos a acontecer no trabalho, dessa forma, é importante buscar o conhecimento e aprimoramento desse quesito, para que isso se torne um diferencial na concorrências por vagas de empregos. O presente artigo busca analisar os fatores envolvidos na gestão de conflitos, discorrendo sobre as definições que englobam o tema, afim de trazer conhecimento sobre o assunto, que tornou-se bastante recorrente nos dias atuais.

PALAVRAS – CHAVES: Gestão de conflitos, Sociedades, Organizações

  1. INTRODUÇÃO

        Desde os tempos mais remotos, o homem manteve interações com sua espécie para sua sobrevivência. No princípio, eles viviam em grupos, onde cada um possuía uma função, seja ela coletar frutas, caçar animais ou cuidar do restante do grupo, dessa forma, com o decorrer do tempo, o modo de se comunicar e interagir foi se modificando e sendo aprimorado, assim como a espécie foi gradativamente evoluindo, porém evidencia-se que desde os primórdios já existiam os conflitos, com a evolução do homem, passou-se a estudar o seu comportamento e como essas questões afetavam os demais.

        A sociologia surgiu para estudar os grupos sociais, na tentativa de compreender os desdobramentos dos atos individuais ou comunitários da sociedade, o primeiro filósofo a abordar o tema foi o francês Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798-1857), no período entre a Revolução Francesa e as grandes mudanças que acompanharam a Revolução Industrial onde se pavimentou o caminho para o surgimento da matéria que se dedicaria ao estudo das enormes mudanças que se passavam em ritmo acelerado no meio social. Comte acreditava que as sociedades deveriam ser alvo de uma abordagem propriamente científica. Assim, surgiu uma nova área do conhecimento científico, voltada para o estudo e compreensão das leis gerais que regem o mundo social humano.

        Nesse contexto a sociologia aborda o conflito como tema bastante analisado atualmente. Segundo Berg (2012), a palavra vem do latim conflictus, que quer dizer choque entre coisas distintas, confronto entre pessoas ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias. Ele também afirma que os conflitos são inevitáveis e sempre existiram, todavia, compreende-lo e saber lidar com ele, é fundamental para o sucesso pessoal e profissional.

        O presente artigo abordará a gestão de conflitos, que tem como objetivo administrar situações conflituosas, estas quando bem administradas são geradoras de crescimento e melhorias nos ambientes. Dessa forma, instigar o assunto, colabora para o conhecimento do tema, que ainda é pouco discutido nas organizações, porém é relevante para a boa gestão de pessoas.

        A metodologia desenvolvida no trabalho foi através de pesquisa bibliográfica que tem como finalidade o embasamento através de documentação já publicada pelos autores, a análise do assunto proposto. Conforme Vergara (2005) a pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral.         Segundo Marconi e Lakatos (1992):

A pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. A sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.

  1. DESENVOLVIMENTO

        O homem desde sempre foi um ser muito sociável que tem grande interação com os outros indivíduos, é certo que não seria capaz de viver sozinho e isolado, pois a longo prazo isso resultaria em vários problemas. No entanto, com frequência surgem obstáculos que os impedem de viver harmoniosamente, pois muita das vezes o ser humano em geral, esquece de levar as características pessoais do seu semelhante em consideração e que fatores como compartilhar, confiar, tolerar e entender são importantes para o bom convívio em sociedade.

        Assim, surgem os conflitos, que são situações que surgem como consequência das interações, onde indivíduos com opiniões e perspectivas diferentes entram em divergências, existindo uma oposição de forças. Segundo Chiavenato (2004) o conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana, constitui o lado posto da cooperação e da colaboração, estando ligado ao desacordo. Para que ocorram conflitos, é necessário que haja interferência de uma das pessoas envolvidas, ou seja quando uma das partes, seja ela um grupo ou o indivíduo, busca alcançar uma meta estabelecida interligado com alguma outra parte e está interfere na busca por atingir o objetivo.  

        Burbridge e Burbridge (2012) defendem que conflitos são naturais e em muitos casos necessários, São o motor que impulsiona as mudanças. No entanto muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízos para as empresas e pessoas que nela trabalham. O principal desafio dos gestores é identificar os conflitos produtivos e contra produtivos e gerenciá-los.

        Segundo Chiavenato (2004, p. 416), o conflito é muito mais do que um simples acordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com