TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  21/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

EDUARDO VITURI – RA 1153726

ATIVIDADE 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
ENGENHARIA ELÉTRICA
CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE
PROF. JOÃO RÉGIS ALVES CORREA
PÓLO SÃO PAULO
22/04/2014




1) O que é Gestão Ambiental? Explique seu surgimento e importância.

         A gestão ambiental pode ser definida como uma série de importantes atividades e diretrizes administrativas aplicadas nas empresas de controle, planejamento, metas, uso mais racional e eficiente de energia e matéria-prima e organização para realizar com máxima eficácia e menor impacto possível ao meio ambiente, com prioridade e atenção especial para o controle de não-poluição e/ou redução da poluição com medidas proativas e corretivas.

         Surgiu por consequência da degradação cada vez mais acentuada
e predatória do meio ambiente paralelamente ao esgotamento crescente dos recursos naturais. Não bastasse isso, os níveis elevados de poluição prejudicavam cada vez mais a competividade, imagem e reputação das indústrias e a partir de meados da década de 1980 foi necessário tomar uma atitude mais proativa em relação ao desenvolvimento sustentável, combater a poluição e reduzir o impacto ambiental produzido pelas mesmas. Posteriormente diversas conferências mundiais sobre o meio ambiente surgiram reforçando cada vez mais a importância da implantação de gestão ambiental e por consequência o aprimoramento das normas técnicas para sua implantação.

2) As normas ISO 14000 sobre Gestão Ambiental estão organizadas em dois grupos, quais são eles? Explique cada grupo.

          As normas ISO14000 estão divididas em dois grupos que são normas orientadas para melhorias de produtos e normas orientadas para melhorias das organizações. O primeiro grupo diz respeito aos aspectos ambientais dos produtos incluindo a avaliação do ciclo de vida do produto e o segundo grupo diz respeito ao sistema de gestão ambiental aplicado pelas organizações o que inclui ações como auditoria ambiental e avaliação do desempenho ambiental.

3) Escolha uma das normas ISO 14000 apresentadas e explique-a detalhadamente.

           A norma ISO14015 de 2003 é uma norma orientada as organizações que ajuda a empresa por meio de um processo sistemático na identificação e avaliação dos aspectos ambientais e todas as suas consequências, a fim de dar suporte à transferência de propriedades, responsabilidades e obrigações de uma parte para outra.

Ela pode ser usada por todas as empresas de grande, médio e pequeno porte atuante em qualquer parte do mundo.

 

4) O que é Sistema de Gestão Ambiental? Quais são as etapas para se implantar um SGA?

            É um conjunto de ações e processos que formam um ciclo contínuo que permite constante aprimoramento e uma vez aplicado proporcionarão redução dos impactos ao meio ambiente. Destacam-se cinco etapas:

a) Política ambiental: fase em que a organização de forma documentada, define suas intenções com objetivos bem claros de melhoria ambiental e assume um comprometimento de cumprimento com ela.

b) Planejamento: etapa de suma importância para o bom desempenho do SGA em que a organização formula um plano que satisfaça às políticas e a partir daí direciona as suas ações.

c) Implementação: A organização coloca o que foi planejado em execução, fornecendo os recursos e mecanismos de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com