TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Cultural

Por:   •  7/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

“O futuro é coletivo: a solidariedade em forma de expansão”

  1. Nome do evento, detalhamento geral, particularidades do que seriam as atividades gastronômicas e culturais.

“Sensações e prosa: o coletivo cultural de Belo Horizonte”.

Considerando a ideia do coletivo, o projeto pensado permite uma parceria entre empresas, organizações não governamentais e órgãos públicos (universidades e guarda municipal, por exemplo). As empresas divulgarão uma vaga de oportunidade de emprego que será preenchida pelos beneficiários do projeto.

A ideia é permitir aos cidadãos voltarem seus olhares aos menos favorecidos, conectando todos os empreendedores da economia criativa do Estado que queiram visibilidade.

O projeto terá a duração de um ano, sendo seis meses para as experiências e seis meses para a documentação.

Dia solidário – O futuro é coletivo: um jantar com um novo amigo por mês.

Os restaurantes participantes emitirão um voucher para um pagante e um convidado. O convidado será qualquer pessoa que seja beneficiário de alguma organização não governamental, morador de rua ou morador de vilas e favelas.

Os hotéis participantes receberão os convidados para a estadia de uma diária.

Durante a estadia, serão realizados vários eventos culturais: circo, grafite, arte de rua e feiras com artesanato na área de estacionamento ou rua do hotel. Os envolvidos também serão pessoas que trabalham nas ruas da cidade. Todos os empreendimentos participantes contarão com a segurança do efetivo da guarda municipal de Belo Horizonte.

No dia do evento, os participantes irão para o restaurante escolhido e aguardarão os beneficiários para um jantar com 4 horas de duração. Serão dois beneficentes e dois beneficiários por mesa. Todos desconhecidos entre si. A proposta é levar a sociedade a uma experiência única, de vivência e aprendizado. O beneficente terá a oportunidade de conhecer o beneficiário, ouvir sua história e redigir um documento com a experiência e a coleta de sensações do beneficiário.

Na segunda etapa do projeto (segundo semestre), todas as experiências serão transformadas no livro “Sensações e prosa: o coletivo cultural de Belo Horizonte”.

  1. Público estimado

Considerando que Belo Horizonte possui 2.521.564 de habitantes em suas 9 regionais, estima-se a participação aproximadamente 1% (2.500 pessoas) da população, por mês, podendo aumentar conforme adesão e fila de espera.

  1. Datas e em quais as regiões aconteceriam

Segundo sábado do mês em todas as regionais de Belo Horizonte, considerando a participação de restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos dessas regionais.

  1. Possíveis empresas parceiras

Será feito cadastro de restaurantes, hotéis, empresas de transporte, escritores, jornalistas, rádios e emissoras independentes, Uber, 99 pop, cooperativas de táxi, hotéis e pousadas, empresas de música, artes, audiovisuais e outros que queiram participar e receber a visibilidade como retorno. Será criada uma rede social de divulgação do projeto.

  1. Quais os órgãos públicos poderiam ser envolvidos, estimativa de custo, e aspectos de viabilidade para a elaboração de um futuro projeto dessa natureza em Belo Horizonte.  

UEMG (cursos de processos gerenciais e design gráfico), Secretaria Municipal de Cultura da PBH, parceria com os 17 centros culturais das regionais da cidade e a Guarda Municipal de BH.

O projeto será totalmente gratuito, considerando a participação espontânea de todos os envolvidos com a proposta de divulgação nas redes sociais.

Referências:

IBGE | Cidades@ | Minas Gerais | Belo Horizonte | Panorama. Disponível em: . Acesso em: 03 out 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com