TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Social

Por:   •  22/5/2015  •  Dissertação  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese contextualizada

O Serviço Social é uma profissão regulamentada pela Lei nº 8662/93, de 7 de junho de 1993, e tem seu  Código de Ética, aprovado por meio da resolução CFESS nº 273/93, de 13 de março de 1993.  O Serviço Social é uma  profissão decorrente dos estudos de vários autores e discutida sob diversos pontos de vista teóricos e filosóficos.

O serviço Social iniciou-se como profissão no  fim do século XIX na Europa e nos EUA, e da década de 1930 no Brasil. Esta profissão era reconhecida por adotar práticas filantrópicas de caráter técnico e científico. Sendo assim identificada como profissão de ajuda, com um ajuste moral de comportamentos dos indivíduos, com desenvolvimento e potencialidades ajustando - os à sociedade em que viviam. Entendemos  que, o Serviço Social desde o  início trabalhava paralelamente com  relações de ajuda, exercia um papel assistencialista influenciado pela Igreja Católica, realizando um trabalho de humanismo cristão. O Serviço Social tinha seu trabalho dirigido às pessoas menos favorecidas, que enfrentavam dificuldades financeiras, de relacionamento entre outras, por meio de um trabalho voltado  para o âmbito psicossocial. A profissão contribui de alguma forma para tornar um pouco clara a diferença entre o exercício da profissão, tendo como meta o campo do conhecimento científico, o campo teórico, e a identificação da identidade histórica do Serviço Social.

Um dos principais campos de trabalho do assistente social é a Gestão Social. Sobre esse campo o conhecimento profissional pode interferir e qualificar o exercício profissional do assistente Social. As políticas sociais e públicas estão sobrepostas com o desenvolvimento do trabalho do assistente social desde o início da profissão no Brasil.

O desempenho dos assistentes sociais na gestão de políticas públicas é identificada como um avanço pois, o assistente social executa e planeja processos de  gestão das políticas sociais. Esse grande avanço é percebido principalmente nas políticas de: seguridade social (saúde e previdência assistência social), educação e habitação. O planejamento, a implantação e a realização de atividades dos programas sociais, a prestação de serviços , a elaboração, e os sistemas que são estabelecidos para o monitoramento e avaliação da gestão social têm exigido do assistente social entendimento e saberes para sua qualificação para exercer a função de gestor.

A gestão social ocorre mediante a operacionalização de projetos sociais de programas e serviços em diversas esferas do campo governamental, ficando assim para estes programas e serviços a responsabilidade de um sistema de proteção social. Quanto a estes programas, as determinações são de propor metas estabelecidas pela esfera federal e a execução que é de responsabilidade do município. Para a execução do trabalho na Gestão Social  o Assistente Social deve: Realizar e organizar os processos para incluir os usuários, nos programas conseguindo assim interpretar as determinações exigidas e a execução das atividades nos procedimentos para a operacionalização dos programas, com a visão de desenvolver e acompanhar o usuário em todo o processo de adesão aos programas com objetivos previamente estabelecidos pelos gestores públicos e as metas atingidas. A gestão nada mais é do que a construção de programas e projetos que tem como objetivo a inclusão social que se realizam em ações  visiveis e concretas no caminhar de um objetivo que visa melhorar as condições de vida do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com