TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: GRAVIDEZ PRECOCE, JUVENTUDE PERDIDA

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Tema gerador: Gravidez na adolescência: gravidez precoce, juventude perdida

Segmento envolvido: 2º ano do Ensino Médio

Período de idade: 16 anos

Tempo de duração: 6 meses

Objetivo geral:

Orientar e conscientizar os adolescentes quanto os malefícios da gravidez precoce.

 

Objetivos específicos:

  • Assistir depoimentos de mães adolescentes
  • Enfatizar a importância da prevenção
  • Reconhecer as causas do alto índice de aborto espontâneas na gravidez precoce
  • Confeccionar cartazes com alertas sobre o tema
  • Identificar os estados com maior índice de gravidez precoce
  • Discutir sobre a atuação do governo frente ao problema

Justificativa: A gravidez na adolescência aumentou cerca de 2% comparado a última década. Prova disso cerca de 1,1 milhão de adolescentes no Brasil engravidam por ano. No âmbito escolar não é diferente, meninas de 10 a 20  anos de idade correspondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde.

Visto que, tal acontecimento, não é bom nem para as mães precoce e nem para os bebês prematuros, uma vez que a incidência de recém nascidos gerados por mães adolescentes com baixo peso é 2x maior que o de mães adultas, a taxa de morte neonatal é de 3x maior, mostra se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área social, intelectual, politica e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através deste tema e seus reflexos em nosso país.

Problematização: Conhecer histórias de adolescentes mães fazendo uso destas para trabalhar competências curriculares através deste tema, relevando aspectos importantes como saúde, prevenção, valorização do corpo e responsabilidade, aonde em cada evento acontecerá a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter uma melhor aproveitamento no presente projeto.    

Metodologia:

Atividade: Cuidado! É meu filho!

Nesta atividade, serão distribuídos ovos cruz para os discentes. No intuito de estreitar  a relação  de cuidar do ovo, como se fosse um filho, cada aluno deverá desenhar no ovo um rostinho, podendo enfeita ló a seu gosto. A partir daí ficará estabelecido que aquele ovo representa um bebê e cada um deverá cuidar do seu, ou seja, transportando  consigo por onde quer que for, ressaltando  assim, os aspectos de cuidado, proteção, responsabilidade, entre outros.

Atividade: Debate

As palestras serão realizadas na ultima semana de cada mês durante os 6 primeiros meses do ano. Cada palestra será voltada para uma parte do projeto. Para os alunos tenham contato com experiências vividas por outros adolescentes e recebam novas informações sobre as questões da sexualidade com profissionais formados nesta área.

Atividade: Pesquisa de campo.

Os  alunos deverão realizar uma pesquisa nas adjacências á rua onde moram a fim de fazer um levantamento quantitativo do índice de jovens grávidos (rapazes e moças). Após fazerem este levantamento os alunos farão diferentes gráficos matemático.

Atividade: ‘‘Conte a sua historia’’

Após o levantamento do gráfico os alunos deverão escolher um jovem que foi pai ou mãe no período da adolescência e desenvolver uma entrevista socioeconômica, onde os jovens deverão responder as seguintes perguntas:

  • Como vocês se conheceram?
  • Vocês planejaram?
  • Qual a forma de prevenção que vocês utilizaram?
  • Quais eram seus planos antes de engravidar?
  • O que mudou depois da chegada do bebê?
  • Agora, quais são seus planos?

Atividade: Como fazer os alunos sonharem?

1ª etapa Comece perguntando aos alunos quem já sabe qual profissão irá seguir. Isso vai estimular o grupo a pensar sobre as profissões existentes.

 2ª etapa Divida a turma em quatro grupos e peça que cada grupo se acomode num canto da sala. Em seguida, peça que cada grupo escolha um relator. Explique que eles farão o jogo sobre as profissões. Entregue para cada grupo uma folha de papel sulfite, onde eles deverão escrever o nome de todas as profissões que conhecem, a partir do momento que for anunciado o início do jogo pelo professor. Eles terão cinco minutos para fazer a atividade. Para cada profissão escrita e aceita como tal pelos grupos, o grupo da vez ganha 01 ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com