TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade e Diferença

Por:   •  1/9/2019  •  Bibliografia  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]

                   JUNTOS NA PREVENÇÃO[pic 2]

                                    Com sede em parceria com a Escola São Pedro.

                                                                  Avenida Santa Tecla, nº 500 – Getúlio Vargas / Bagé-RS.

                                                                  Fones: 53 32413625 / 53 999740772.

Identidade e diferença

  1. Identidade como algo que pertence ao individuo como uma essência.

O que é Identidade:

Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas. Na carteira são registrados os dados pessoais, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital, foto e assinatura, que vão reconhecer o cidadão. Cada identidade recebe um número, que será sua representação. O documento pode ser solicitado em qualquer idade, nos postos do Instituto de Identificação de cada estado. É um documento que é válido em todo território nacional e substitui o passaporte em viagens para o Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Identidade falsa pode ser uma identidade criada por usuários das redes sociais, como Facebook, Twitter etc., com o objetivo de ocultar sua própria identidade. Esses perfis, chamados de "fakes", termo em inglês que significa mentiras, falsidades, são usados para simular uma identidade falsa, onde os usuários criam um personagem com características diferentes da sua real identidade, para conquistar um maior número de seguidores.

Falsa identidade é um um crime previsto no artigo 307 do Código Penal brasileiro que consiste em: "Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem". A pena pode ser detenção de três meses a um ano, ou multa, se a prática em questão não fizer parte de um crime com maior gravidade.

A expressão "alter ego", que significa "o outro eu", é usada para designar um amigo íntimo: "meu alter ego", no qual se pode confiar da mesma forma como confia em si mesmo. Alter ego é em psicologia a segunda personalidade, é a pessoa que se revela através de diversas identidades, é uma patologia denominada Transtorno Dissociativo de Identidade.

Identidade cultural

Identidade cultural é o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo. Identidade cultural são as tradições, a cultura, a religião, a música, a culinária, o modo de vestir, de falar, entre outros, que representam os hábitos de uma nação.

Identidade visual

Identidade visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa ou um produto. É um símbolo gráfico que leva ao mercado a divulgação de uma marca, com o objetivo de criar uma identidade, que visualizada remete imediatamente ao produto.

Identidade social

Identidade social é um elemento que facilita o reconhecimento de uma pessoa no âmbito social, designando o seu posicionamento em uma sociedade. Pode ser construída de forma individual ou coletiva.

Existem vários fatores que influenciam a identidade social, porque afetam as suas interações em um sistema social, como por exemplo: a idade, gênero, classe social, nacionalidade, etc.

É importante referir que a identidade social não está relacionada apenas com indivíduos, mas também com grupos. A identidade social tem um componente de inclusão e de exclusão, porque elementos de um mesmo grupo têm a mesma identidade social e ao mesmo tempo são diferentes socialmente de pessoas de outros grupos.

  1. Identidade como uma posição que o indivíduo ocupa e que não é fixa.

Antes de nascermos já temos vários discursos de como seremos e que vai nos constituindo como indivíduos que assumem uma posição identitária. A identidade não pertence ao indivíduo. Ela é uma produção cultural, circunstanciada pelos discursos, pelas relações com os outros, papeis que o sujeito assume, com a educação que recebe. A cultura nos cria, nos inventa. Ser “algo” é culturalmente construído, elaborando, assumindo. Não existe uma verdade absoluta que diga por exemplo o que é ser sincero.

Pensando que a identidade do sujeito é produzida, ou seja, fabricada culturalmente, então elas são posições que ocupamos. São produzidas culturalmente através do que é dito e do contexto. O que que se tem? Temos modos em que o sujeito em dada cultura deve se comportar. Existem determinadas regras, normas, dispositivos que procuram controlar, governar. Dispositivos são princípios, regras, como a disciplina, a vigilância, o controle, tecnologias, as teorias. Pensando que produzimos nossa identidade culturalmente e que nesse contexto, nessa cultura, nesse meio onde vivemos, há determinados dispositivos que procuram exercer um governo de nossa conduta dizendo o que devemos ser, como devemos agir, o que é certo, o que é errado, técnicas. Nos governamos e somos governados. Esses dispositivos vão te dizendo como agir, como ser. A medida que o sujeito procurar seguir ou não certos padrões têm a ver com cuidar de si. O cuidado não tem a ver somente com não se prejudicar. Pode ser de afirmação de certas verdades como de negação de outras verdades. Exemplo de um discurso dado como verdade:” O ser humano não deve roubar!” Cabe a nós questionar a importância de determinados discursos que ouvimos no cotidiano e são dados como verdade.

Então, Identidade tem a ver com um grupo. Tem ideia de coletividade. Representa coletividade. Raça. Gênero, étnica. Quando nos referimos a cada um falamos em subjetividade, que se refere ao indivíduo. Dentro de uma identidade, que é uma espécie de código que vale para um grupo. Negro, Mulher, um discurso aceito, considerado verdadeiro que identifica um grupo. Dentro dessa identidade temos várias subjetividades, vários sujeitos que podem ou não assumir essa identidade. Identidade não pertence ao campo do indivíduo, mas ao campo do coletivo, e o indivíduo assume ou não aquela identidade à medida que se identifica com aquele grupo. Dentro de uma escola, por exemplo, há uma identidade que representa um coletivo. O que faz cada um dos sujeitos assumirem aquela identidade? Ele se identifica com aquele grupo que representa algo para ele. O que ele acredita que seja o grupo. Por que ele assume essa identidade? O que a escola representa para ele? O que ele busca? É importante analisar a individualidade, a subjetividade num coletivo. Para trazer as questões das diferenças dentro do próprio movimento teremos pessoas que pensam e agem de maneiras diferentes. A identidade é uma posição que o sujeito sempre ocupa ou assume por identificação. A subjetividade é mais no campo individual, como a pessoa se sente, como ela age, como me vejo, como penso. A identidade é formada por várias subjetividades diferentes. Mas a identidade se constitui se um grupo se identifica com determinadas coisas em comuns, senão acaba a identidade. Identidades são sempre transitórias. A escola varia de lugar para lugar. Dentro de uma identidade há varias subjetividades. De uma identidade para outra identidade temos várias diferenças. Não falamos de uma escola e sim de escolas. Cada escola terá suas peculiaridades. O que pode ser comum a cada escola? É importante analisar as regularidades e descontinuidades nos discursos de cada estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com