TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Mídia no Contexto Social

Por:   •  3/9/2016  •  Seminário  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

A influência da mídia no contexto social

O que é mídia ?

Qualquer suporte de difusão de informação que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo.

Qual o papel social da mídia?

O papel da mídia é informar, definir os temas a serem discutidos, expor ideias e formar opiniões. Mais do que tudo, o papel da mídia é formar cidadãos conscientes e críticos.

Por questões éticas, ela deve ser imparcial e buscar apurar os fatos de todos os lados.

Reguladora social

A mídia exerce influência em todos os campos (família, política, economia...) incutindo na população uma forma de agir e pensar importante para a manutenção da ordem, ou seja, exerce um papel de reguladora social.

Como a mídia infuencia?

A mídia não hesita em alterar a realidade dos fatos. Assim, os meios de comunicação desvirtuam o senso comum através da dominação e manipulação popular, por meio de informações que, nem sempre, são verdadeiras. Ela utiliza recursos que ajudam a sensibilizar e convencer o público.

A mídia no livro

Em Capitães da Areia, a mídia é representada pelo “Jornal da Tarde”. Os discursos proferidos nele refletem a ideologia na representação dos adolescentes retratados como marginais na sociedade baiana.

Selecionamos algumas das cartas e reportagens publicadas pelo jornal para mostrar como a mídia manipula os fatos.

Crianças ladronas

Este fragmento traz o título em letras grandes, como se quisesse dar destaque à notícia. A linguagem e o vocabulário manifestam inimizade e revelam como os discursos das elites são reproduzidos para servir aos seus propósitos e da impressa.

Há um claro discurso que torna essas crianças perigosas, que atentam contra os bons costumes, promovendo a desordem e causando pânico à população. No discurso da reportagem, ao se utilizar do termo “infestada”, o autor retrata as crianças não como seres humanos, mas como animais que se proliferam e se multiplicam causando danos à sociedade e à ordem constituída.

Reportagem sobre roubo

Nesta reportagem o jornal intitula-se o legítimo defensor do povo, por trazer em suas páginas episódios em que os “Capitães de areia” são protagonistas, solicitando providências e já se referindo ao grupo de forma pejorativa.

Carta de uma mãe

O leitor é defrontado com um relato trazendo as duas faces da sociedade baiana frente a seus problemas sociais, para a elite um tratamento elogioso e uma descrição prestigiosa:

“[...] do qual foi vítima um honrado comerciante [...]. No corredor da vitória, coração do mais chique bairro da cidade. É um gosto ver o palacete do comendador, cercado de jardins, na sua arquitetura colonial.”

Para aqueles que se encontram numa posição inferior é dado um tratamento diferenciado:

“Publicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com