TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação e a Situação Atual da Mulher no Mercado de Trabalho

Por:   •  5/6/2016  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

A participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho

Através do que foi discutido nas unid. I e II, percebemos que historicamente a mulher sempre foi alvo de discriminação social no ambiente de trabalho, e que apesar dos esforços para mudar esse quadro, essa situação nunca foi simples e rápida de ser resolvida, tanto que ao longo dos anos a mulher continua sofrendo com a desigualdade salarial, o desprezo de sua capacidade profissional e muitas vezes vemos critérios de contratação que eliminam mulheres casadas e com filhos, por exemplo.

Recentemente, podemos perceber que esse quadro desfavorável a mulher vem melhorando, antes não víamos mulheres trabalhando como taxistas, motoristas de ônibus/caminhões ou operando maquinas de grande porte, porém, atualmente já é possível ver mulheres, em quantidade menor, atuando nessas áreas de trabalho.

A persistência da mulher em encontrar o seu lugar no mercado de trabalho vem mudando a forma de pensar das organizações, que começam a perceber o valor delas. Organizações que contribuem para igualdade entre o homem e a mulher no ambiente de trabalho são mais bem vistas pela sociedade, o aumento de mulheres no mercado, também, colabora no aumento da qualificação dos profissionais disponíveis. Outra situação que fica muita clara, na participação da mulher no mercado de trabalho é sua contribuição para o crescimento da economia mundial, considerando que mulheres mais qualificadas e com maior renda contribui para um mercado consumidor maior e mais dinâmico. Uma reportagem feita em 15 de outubro de 2012 pela Strategy&, traz dados que reforçam o quanto a participação da mulher do mercado de trabalho é importante e influencia positivamente no crescimento da economia mundial.

A reportagem cita como exemplo deste cenário a seguinte situação: “As taxas de emprego no Egito fossem iguais entre mulheres e homens, o Produto Interno Bruto (PIB) do país seria 34% maior do que é hoje e, nos Emirados Árabes, cresceria 12%...”

Através dessa informação podemos perceber o quando a participação da mulher no mundo corporativo é importante, principalmente nos dias atuais, onde a economia segue fragilizada.

Vale ressaltar que reportagem cita, pesquisa feita pela Booz & Company, que, em 2012, no Brasil, mais de 60% das mulheres participam ativamente da economia do país, sendo que 45% ocupam cargos administrativos e 30% desse grupo ocupam posições executivas.

Através dessa reportagem podemos ver a evolução da mulher no mercado de trabalho e também entender o quanto sua participação é importante para o crescimento econômico mundial.

Mas, apesar dessa evolução positiva da mulher, ainda existe um caminho muito grande a ser percorrido para acabar com a discriminação no ambiente de trabalho que ainda persiste e trazem raízes históricas.

Mesmo com as dificuldades da mulher em diminuir a discriminação no mercado de trabalho o cenário é favorável e conforme os anos passam mulher vem ganhando mais espaço e como citado na unid. II, muitas empresas buscam encontrar uma forma de equilibrar situação, por já perceberem quão a mulher é importante para o mercado de trabalho e para a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com