TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social e Serviço Social

Por:   •  25/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Polo: Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva

Curso: Serviço Social

Disciplina: Psicologia Social e Serviço Social

Acadêmicas:

Mirtes dos Santos Silva Filha Mergulhão: ra-361850

Maria da Cruz Silva Araújo:ra-358968
Sandra Regina pereira da Silva:ra-359042

Analise do Filme Tropa de Elite

Prof.Helenrrose A. da S. Pedroso Coelho

Palmas- TO, 29/09/2013.


Introdução

Tropa de elite teve grande repercussão e aceitação entre as diversas camadas da sociedade brasileira ainda que tenha sido estruturado em torno do narrador e principal personagem, o capitão Nascimento é apresentado um olhar fortemente auto afirmativo  e por isso mesmo controverso, de um policial que se vê com um dos principais personagens de uma guerra urbana entre “mocinho” e “bandido”  -envolvendo-se e criando uma cultura de violência retratada no filme Tropa de Elite colocando  em debate alguns temas bastante em voga na sociedade brasileira o trafico de drogas, a violência urbana, e a corrupção policial, a hipocrisia frente os problemas do cotidiano o filme que procura encontrar um lado positivo no lado negativo desta policia por mais que pareça paradoxal.


Desenvolvimento

Cultura é definida com o Conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade. As  manifestações culturais   apresentada no filme como  o baile funk,  a violência urbana  já faz parte do nosso dia a dia e quem mora no morro é bandido as pessoas que nasci ali quase nunca tem a oportunidade de mudar sua realidade. Os estudante fomentando o tráfico. A sociedade inerte frente a corrupção a policia. A presença do estado no ambiente onde se dar esses conflitos e de muita importância tendo em vista que as ações conduzidas por ele dente a encaminhar esses jovens a buscar um meio  de vida mais digno não só pra ele com também para a família ações com escolas estruturadas onde haja ensino profissionalizante visando dar um profissão para esses garotos e com isso tira-los de uma vez pro toda da marginalização A sociedade por vez detém uma grande parcela de culpa neste conflito que é a corrupção da policia local uma vez que ela é a maior fomentadora deste tipo de atividade que só os envergonha e nos deixa cada dia mais descrente quanto as instituições.

Tenho como base essas três condições, o autor define grupo enquanto uma estrutura de vínculos e relações entre pessoas que canaliza em cada circunstância suas necessidades individuais e interesses coletivos ressalta ainda que um grupo é uma estrutura social que pode ser reduzido a soma de seus membros grupo também pressupõe uma relação de interdependência entre os sues individuo

Conclusão

A partir dessa definição verificamos que uma característica básica dos grupos funcionais é que eles referem-se apenas a aspectos parciais da vida de seus membros, o que pode produzir em algumas situações conflitos entre os diferentes papéis que desempenham os indivíduos participantes desses grupos.  

Os grupos funcionais são aqueles que correspondem a divisão do trabalho no interior de um determinado sistema social trata se de pessoas que cumprem a mesma função com respeito a um sistema pessoas que tem o mesmo papel e ocupam posição equivalente. O poder dos grupos funcionais enquanto tais dependem do valor ou importância que o seu trabalho tenha em uma sociedade.

Mesmo sendo um grupo que trabalha em prol de uma reação em conjunto fica claro que há um comando centra nele, por exemplo: quando o policial Neto toma medidas irresponsáveis na favela em uma troca de tiro o Cap. Nascimento de imediato condena tal atitude e este e repreendido por tal ato. O Bope foi pensado para ser uma tropa de elite da policia militar do Rio de Janeiro  criado para resolver o problemas da criminalidade da cidade mas tem deparado com uma criminalidade crescente  treinado especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns o Bope é um grupo muito fechado em suas ações e utiliza-se muitas vezes da mesma violência para combater o crime que os que deram justificativa para a sua existência O grupo chegou a um consenso que as ações do Bope é fundamentais para resolver tais conflitos uma vez que este grupo se dedica diuturnamente no combate desses conflitos e a presença das medidas destes tipo de policiais tem sido de fundamental importância não só para diminuir as ações dos conflitante mas para dar total apoio a comunidade local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com