TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO SOCIAL

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

centro de ciências empresariais e sociais aplicadas

curso de graduação em serviço social

NEIVA DIAS HONÓRIO

trajetória histórica brasileira

[pic 3]

São Raimundo Nonato-PI

2014

neiva dias honório

trajetória histórica brasileira

Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia Social, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos III, Economia  Politica, Estatisticas e Indicadores Sociais.

Prof: SergiGoes, Clarice da Luz Kernkamp, Marilucia Ricieri e Paulo Sérgio Aragão.

São Raimundo Nonato-PI

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

2.1. CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS................4

2.2. POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AS POLÍTICAS SOCIAIS NAQUELE PERÍODO..........................................................................................5

2.3 COMPORTAMENTO DOS GRUPOS NAQUELE PERÍODO.........................6

7 CONCLUSÃO...................................................................................................7

8 REFERENCIAS................................................................................................8

1 - INTRODUÇÃO

Abordar as características das políticas sociais brasileiras e analisa-la no contexto de contradições do sistema capitalista, que durante essas contradições formou-se a base da questão social e por consequências as questões sociais. A questão social que é entendida como conjunto das expressões, das desigualdades da sociedade.

Para ter melhor visão das políticas sociais é preciso perceber a relação entre o estado e o capital, além de considerar os movimentos socias e políticos concretos que trazem em seu bojo a necessidade de olhar, de cuidar da vida do trabalhador e como se reproduz imediatamente e em longo prazo.

O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão no Brasil, estudou-se o contexto da época em que foi criada no País, na década de 30 do século passado, considerando-se como eixo central da analise a questão social em seus econômicos, políticos e sociais.


2 - DESENVOLVIMENTO

  1. Características da políticas sociais brasileiras

No período de 1960 a 1980 a política encontrava-se sob fogo cruzado de interesses que no âmbito da totalidade hierarquizada constituída pela economia mundial (Chesnais,2010, p.x) dos tempos presentes, reproduzem mais intensamente a disputa desigual entre capital e trabalho por ganhos particulares.

A história revela que a ação recíproca entre os homens, embora tenha gerado o processo econômico e social e toda uma cultura humana, produziu também a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais.

No Brasil as mudanças primeiro-mundistas sempre tiveram repercuções, malgrado aqui não se ter vivenciado só anos gloriosos do ponto de vista econômico e social. Como diz Sander (2010), a história mostra que desde 1930, o país sofreu grandes transformações que mudaram de forma marcante sua fisionomia econômica, política, social e cultural.

As políticas sociais começaram a ser implantadas no fim do século XIX, na Europa e Estados Unidos, e a partir de 1930, no Brasil, e foram apontadas como uma questão, ainda que conflitiva, da força do trabalho para que ela se reproduzam-nas melhores condições para o capital (Faveleiros,1980, p.48). Social no Brasil

Em meio a reorganização econômica social e política, que a política social instituiu, nos anos 1930, associada formalmente a direitos sociais reivindicados por trabalhadores organizados, mais ironicamente submetidas a praticas populistas se nacional desenvolvimentistas do governo ditatorial de Vargas. Enquanto nos países capitalistas centrais as políticas sociais conquistadas pela classe trabalhadora floresceram sob a égide das chamadas democracias burguesas. No Brasil tais políticas floresceram e se adensaram nas ditaduras, sob as bênçãos da burguesia.

A construção das políticas sociais foram acontecendo de forma contínua, tendo origem no capitalismo, destinam-se à classe trabalhadora, na luta pelos seu direitos.

A intervenção do estado conhecida como medida de políticas sociais constituía na inserção de assistência social de prestação de serviços sociais, que atendia a uma diversidade de informações e ações, como doação, reabilitação, consultas medicas, reinserção social e, além dessas eram consideradas medidas de política sociais.

  1. Posturas do serviço social frente ás politicas sócias naquele período

O Serviço social surge no Brasil a partir da explosão da questão social. As bases para a sua implantação deu-se a partir do reconhecimento das tensões sociais. Diante das crises vivenciadas no pais, naquele período percebeu-se algumas formas de intervenção com intuíto de controlar as tensões e atuar de forma a garantir a disciplina e a reprodução da força do trabalho.

O Serviço Social no decorrer da sua trajetória, com intuito de atender as exigências postas aos assistentes sociais, bem como atender as requisições do Estado buscaram construir seu aporte teórico e ampliar seus referenciais técnicos, se distanciando da Igreja, e assim passaram a assumir correntes teóricas.

Com o Movimento de Recunceituação na década de 1960, incluindo toda a América Latina, a profissão buscou romper com a marca conservadora das práticas, ou seja, buscou destinar seu fogo profissional para o interesse dos que participavam da sociedade através de seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com