TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Filme Eu, Daniel Blake

Por:   •  5/1/2022  •  Resenha  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE CRÍTICA

O filme Eu, Daniel Blake conta a história de um carpinteiro que mora em Newcastle, na Inglaterra. Ele tem 59 anos e sofre um ataque cardíaco, esse contexto e o desenrolar da história fornece importantes reflexões acerca dos temas que estudamos em sala tais como Burocracia, o próprio sistema capitalista, o papel do estado, entre outros.

 Voltando a história de Daniel Blake, tem-se que ao sofrer o ataque cardíaco, a recomendação médica era que ele não se esforçasse ao se recuperar. Uma avaliação do governo, entretanto, o considerou apto para o trabalho e inelegível para benefícios de invalidez, obviamente uma decisão burocrática ilógica e bruta que lentamente começa a corroer sua vida. 

Segundo a definição de Weber para a burocracia, esta consiste na estruturação formal da organização, que permite organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. As características que compõem um sistema burocrático moderno são: funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos, funcionários são contratados em virtude de competência técnica e qualificações específicas, funcionários cumprem tarefas que são determinadas por normas e regulamentos escritos, remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro e funcionários estão sujeitos a regras hierárquicas e códigos disciplinares que estabelecem as relações de autoridade.

Geralmente nós associamos a burocracia a processos demorados e com bastante papelada, por exemplo, mas na teoria de Max Weber é exatamente o contrário, a divisão e distribuição de funções, a seleção de pessoal especializado, os regulamentos e a disciplina hierárquica são atributos que fazem da burocracia moderna o modo mais eficiente de administração, tanto na esfera privada quanto na administração pública, no entanto, ele admite e critica que a burocracia moderna não é apenas uma estrutura avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima.

Nesse contexto, aos nos voltarmos para o filme podemos ver que os atributos de Blake têm pouco peso em um sistema projetado para lançar um ser humano, o burocrata, contra outro, o cidadão que temporariamente precisa de apoio estatal, em um momento como aquele. Entretanto, sabemos que os muitos oponentes de Daniel no Departamento de Trabalho e Pensões não são monstros, apenas engrenagens de uma máquina defeituosa. 

Sob o olhar do sistema capitalista, inicialmente podemos observar que a relação de Blake com seu trabalho é de muita satisfação. Ele se sente muito bem com o que faz e possui 40 anos de experiência na profissão. Ele é uma contradição no regime de trabalho no sistema capitalista de produção, onde a atividade laboral torna-se um fardo, mero meio para a subsistência.

Para Marx, a lógica da produção capitalista tem um papel amplo na sociedade, que por sua vez contempla a relação entre trabalhador e trabalho. Sendo o capitalista dono da matéria-prima, dos meios de produção, do produto final, e da força de trabalho, Marx dá o fator de negatividade a um sistema que torna o trabalho e seus frutos um corpo estranho do ponto de vista dos trabalhadores. Ainda que esse personagem seja uma exceção à regra nesse aspecto, ele não é uma exceção dentro da classe trabalhadora, é dependente do salário, e não tem como se manter sem ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com