TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme eu Daniel Blake

Por:   •  27/8/2021  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE DIREITO

SAN DIEGO SILVA QUEIROZ

RESENHA CRÍTICA DO FILME: EU, DANIEL BLAKE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2021

        O filme relata a história de Daniel Blake, um homem de meia idade que se encontra em uma situação conflituosa: ele acabou perdendo a esposa e ainda sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

          Assim Daniel Blake fica impossibilitado de trabalhar conforme orientação de seu médico, assim o filme relata a sua luta para obter o seu auxílio-doença para que consiga se sustentar e sobreviver sem trabalhar.

          Daniel Blake preenche sua ficha para cadastramento e entrada de seu auxílio, porém como vemos no filme o seu pedido é negado por falta de preenchimento dos requisitos completos exigidos pela ficha cadastral.

          Após ele saber da notícia que não foi aceito seu pedido, como um trabalhador simples, de pouca alfabetização ele começa a procurar respostas com os servidores daquele local, nos call- centers e nenhum servidor consegue tirar suas dúvidas, visto que aquele local só existia servidores mal-educados que não entendiam o problema das pessoas que iam solicitar algo de direito.

          Daniel resolve tentar fazer o seu pedido pela internet, porém surge outro empecilho, o fato do local que ele usava o computador ser de internet gratuita e com limite de acesso. A assistente do lugar o ajuda, porém somente com o básico, assim ele tendo dificuldade não consegue terminar sozinho e seu tempo acaba, saindo de lá frustrado com mais uma tentativa falha.

       Quando finalmente Daniel consegue seu auxílio, ele é considerado apto ao trabalho. Ao conversar com uma servidora de tal fato, ela lhe alerta que se descobrissem que ele estava atrás de emprego ele iria perder seu auxílio.

        Sabendo disso Daniel revoltado pede pra sair do auxílio e fica apenas esperando recorrer da decisão da previdência social e o pedido de marcarem a data do recurso. Ele acaba tomando uma atitude radical de pichar o seu nome no prédio da previdência social e seu pedido para marcarem a data de seu recurso. Isso comove os vizinhos que moram perto do prédio, assim eles se reunirem em frente ao prédio para apoiá-lo, mas os funcionários chamam a polícia que acaba levando Daniel preso por transgressão.

        Passados dias após o acontecimento, finalmente chega o dia de seu recurso onde o advogado ali no momento diz que vão sair vencedores. Daniel pede pra ir ao banheiro e de repente sofre outro AVC, causando-lhe a morte.

        O filme relata bem várias violações ao princípio da dignidade humana, principio esse que nossa Constituição o faz ser cumprido com rigidez, o fato de negar assistência ao desamparado faz com que o Estado viole regras basilares do nosso direito, regras que são construídas através dos Direitos Humanos e tratados internacionais feitos por vários países, isso mostra que se fosse no Brasil haveria além de negligencia violação ao artigo 6º da Constituição que diz:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com