TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia, Ciência e Pesquisa

Por:   •  9/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

Explique por que a ciência está em “estado vegetativo” de acordo com a matéria e faça uma análise crítica do que leu.

Sugiro essa organização:

1ª parte: (explique o que está sendo solicitado)

Aponte a regressão, considerando alguns aspectos como:

  • Diminuição do orçamento e investimentos de pesquisa, ano a ano.
  • Quantidade de pesquisadores e quantidade de recursos seguindo em direções opostas.
  • Os recursos previstos para a área dependem das condições políticas do país. 

2ª parte:  análise crítica (deve ser embasada e justificada).

Para tanto, expresse seu ponto de vista sobre o que foi lido (sobre a ideia central do texto), argumente (prove, convença-me de que seu raciocínio esteja adequado, por meio de embasamento/ justificativas) e conclua sua análise crítica.

Apresente as consequências de forma crítica:

  • Diminuição e paralisação de pesquisas;
  • Pouca perspectiva na recuperação econômica do país;
  • Falência dos órgãos federais que disponibilizam recursos.

A matéria em questão, publicada no jornal da USP, relata a drástica redução na disponibilização de recursos financeiros destinados às áreas da ciência, pesquisa e tecnologia, de modo em que se torna insustentável realizar os investimentos necessários (em insumos, equipamentos, bolsas de estudo, dentre outros) e subsidiar o desenvolvimento da ciência em nosso país. Uma vez que, relata-se no texto a incoerência entre a crescente no número de pesquisadores e diminuição de recursos (parte significativa destes ainda dependem de aprovação de créditos suplementares), ao invés do que se espera, que seria minimamente o aumento proporcional entre pesquisadores e recursos financeiros.

O financiamento é crucial para manter-se viva a ciência, partindo do ponto de que materiais precisam ser adquiridos e que os cientistas precisam suprir suas necessidades e serem reconhecidos pelo seu empenho e dedicação em desenvolver pesquisa e tecnologia para a atender as necessidades da sociedade e proporcionar qualidade de vida nos mais diversos aspectos sociais. Trazendo visibilidade e riqueza ao país, inclusive.

Contudo, temos passado por um período pandêmico e é lamentável que não tenha servido de lição e pelo contrário, seja tão cabível a analogia de “estado vegetativo” à maneira em que se encontra a ciência por aqui. Tivemos a oportunidade de ter nossa atenção voltada e focada para sua importância e estamos caminhando em sentido oposto ao comprometimento com o desenvolvimento econômico do país e fomentando a desigualdade social como relata o economista e professor da Fundação Getulio Vargas, Paulo Gala "Quando se pensa nos países que estão de fato na fronteira tecnológica são também os menos desiguais. O que significa que ciência, tecnologia e baixa desigualdade caminham juntos". Fortalecendo a ideia da importância do investimento, afirma “Sem esses investimentos não haverá desenvolvimento econômico, não haverá ganho salarial, melhora de vida e queda de desigualdade. Essa luta é fundamental. Eu diria que é a luta mais importante que tem que se fazer no debate público para tentar fortalecer essa linha de pensamento"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (770.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com