TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação Verde

Por:   •  12/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.952 Palavras (16 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

CAROLINE LANA DE ARAÚJO – D0976B7

JOÃO VITOR ROCHA MALVÃO – F04BCH6

LUCAS HENRIQUE ALVES PAIVA – N4903G2

MATHEUS GARBUIO COSTA – N395JF9

RENAN BARBOSA PASCHOAL – N448DD5

SARA STHEFANY BERTO DE AGUILAR – F075DA4

SÃO PAULO

2019

CAROLINE LANA DE ARAÚJO – D0976B7

JOÃO VITOR ROCHA MALVÃO – F04BCH6

LUCAS HENRIQUE ALVES PAIVA – N4903G2

MATHEUS GARBUIO COSTA – N395JF9

RENAN BARBOSA PASCHOAL – N448DD5

SARA STHEFANY BERTO DE AGUILAR – F075DA4

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

Trabalho de Tecnologia da Informação Verde

Orientador: Prof. Dr José Alberto Yemal

SÃO PAULO

2019


Sumário

1.        Resumo        4

2.        Lista de Figuras        5

3.        Lista de Tabelas        5

4.        Introdução        6

5.        Tecnologia da Informação        7

6.        Sistemas de Informação        9

7.        Tecnologia da Informação Verde        11

8.        Desenvolvimento sustentável        13

9.        TI Verde aplicado em empresas        13

10.        Vantagens e Desvantagens do TI Verde        15

11.        Considerações Finais        16

12.        Referências        17

  1. Resumo

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre TI Verde. A pesquisa foi feita com o objetivo de explicar e informar sobre o assunto de TI Verde. Para isso foram utilizados artigos periódicos, notícias e sites que falam sobre o assunto. Há uma explicação sobre o campo de TI, sobre a origem do TI Verde, as medidas tomadas em sua utilização, os motivos de sua adoção e suas vantagens e desvantagens. Foi concluído de que o TI Verde é uma vertente necessário e importante na área de sustentabilidade e que sua adoção se torna cada vez necessária.

Palavras-chave: TI Verde, Tecnologia da Informação, Sustentabilidade.

  1. Lista de Figuras

Figura 1 - Tecnologia da Informação        10

Figura 2 - Tecnologia da Informação Verde        14

  1. Lista de Tabelas

Tabela 1 - Vantagens e Desvantagens do TI Verde        17


  1. Introdução

Este trabalho tem como característica a pesquisa, buscando através de autores de livros renomados, sites relacionados ao meio ambiente, artigos publicados por pesquisadores e pesquisas de campo, que visa evidenciar todo o processo de Tecnologia da Informação, desde sua criação, evolução até os dias de hoje, bem como registrar os impactos que a TI causa na sociedade, os benefícios de seu uso e como ela auxilia e vem transformando o mundo de uma maneira que possa facilitar o cotidiano de pessoas e entidades.

Foi destinado também com maior ênfase entender, explicar e demostrar tudo sobre a TI Verde (Tecnologia da Informação Verde), área essa voltada a preocupação do meio ambiente de forma geral, buscando cada vez mais produzir práticas sustentáveis ao meio ambiente, relacionando a TI com o planeta de forma que possa ser explicado como ela pode ajudar a reduzir a poluição global, em diversas áreas de atuação.

  1. Tecnologia da Informação

Rezende & Abreu (2003) Conceituam Tecnologia da informação (TI) como recursos tecnológicos e computacionais para geração de informação. Para Cruz (1998) TI pode ser todo e qualquer dispositivo que tenha a capacidade para tratar dados e ou informações de forma sistematizada, esporádica, aplicada a produto ou processo.

TI serve para referenciar a solução ou conjunto de soluções sistematizadas baseadas no uso de métodos, recursos de informática, de comunicação e multimídia que visam resolver problemas relativos à geração, armazenamento, veiculação, processamento e reprodução de dados e a subsidiar processos que convertem dados em informação (BEAL, 2004, p. 17)

A partir desses conceitos, é possível perceber os avanços tecnológicos que trouxeram para as empresas a opção do uso desse recurso para facilitar o cotidiano na execução de processos administrativos, serviços e desenvolvimentos econômicos.

Com isto, é constituída a era da TI que antes considerada como uma obrigação passa agora, ser considera uma estratégia para o crescimento e desenvolvimento de empresas, instituições públicas e de pesquisas. Facilitando todo o processo de comunicação conforme (Figura 1) abaixo, seja interna ou externa e economizando em todos os recursos que antes eram utilizados por outros meios de serviços (Ex.: papéis, horas de trabalho e a própria mão de obra do homem).

[pic 1]

Figura 1 - Tecnologia da Informação

Fonte: Quais as causas da baixa produtividade entre os brasileiros

        A TI engloba sobre os métodos, técnicas e ferramentas para serem usados no planejamento, no desenvolvimento e no suporte de metodologias de uso dessa informação. Com a criação dos primeiros computadores eletrônicos já em 1940, aconteceu um processo de mudança dos perfis tecnológicos das indústrias, no qual por esse motivo passaram-se de suporte eletromecânica para microeletrônica, e também com os avanços da eletrônica digital, fora possível gerar novos equipamentos eletrônicos que começaram a ser usados nos setores da economia (AUDY, ANDRADE e CIDRAL, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (375.3 Kb)   docx (813.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com