TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia no Transporte

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

1.1-) Importância do Tema:

Os meios de transportes e sua respectiva evolução é de grande importância, pois coexiste e compartilha características com a evolução das sociedades, uma vez que, é necessário toda uma infraestrutura do transporte para garantir o desenvolvimento econômico e social, visto que os meios de transportes ligam trabalhadores a locais de trabalho, produtos a mercados e matéria prima a indústrias. Dessa forma, os meios de transporte influenciam de maneira direta em áreas como a economia, saúde, trabalho, entre outras, assim, todo e qualquer avanço tecnológico e melhoria nessa área significa melhorias em diversas outras questões, que vão de qualidade de vida até questões ambientais.

1.2-) Definição dos Objetivos do Trabalho:

Por meio deste procura-se evidenciar a situação atual do transporte de passageiros no Brasil, principalmente em grandes centros, onde problemas como, horas perdidas no trânsito, superlotação de transportes coletivos falta de infraestrutura para atendimento do público, retratam o inchaço urbano (o reflexo do crescimento desordenado das cidades, que em contrapartida está associado aos problemas sociais e de infraestrutura. Além disso, também busca-se propor soluções, baseadas na realidade do país e possibilidades existentes, a fim de gerar melhorias e, até mesmo, extinguir determinados problemas.

1.3-) Estruturação do Trabalho:

Em primeiro lugar, coloca-se a contextualização do problema, desde o surgimento das primeiras formas de transportes coletivos até os problemas que os mesmos apresentam atualmente. Em segundo lugar, coloca-se problemas atuais como o foco, evidenciando a forma como interferem no cotidiano de todas as pessoas e também no próprio planeta. Por último, propostas que buscam diminuir tais problemas relatados ou extingui-los quando possível.

2.1) Contexto histórico transporte público:

O transporte público e seu significado hoje como o conhecemos é proveniente de anos de mudança e aperfeiçoamento. A necessidade do transporte publico veio a tona com o grande crescimento populacional das metrópoles, a ideia era transportar as pessoas de maneira mais eficiente aos seus respectivos trabalhos, ganhando tempo, sendo que a maior parte da população não tinha condições de andar longas distâncias a pé ou comprar seu próprio meio de transporte, as carruagens. Relembrando também que, com as revoluções industriais, era fundamental um meio de transporte que trouxesse a mão de obra até a fabrica, pois de nada adiantava ter uma grande quantidade de operários, se ela não lograsse de seus itinerários sem atraso, esse que era desperdício de fundos. O primeiro sistema de transporte introduzido foi o "omnibus", que era nada mais que uma carruagem, que transportava cerca 8 a 10 pessoas e era extremamente desconfortável, já que a maioria transitava em ruas pavimentadas de pedregulhos.

Esse meio de tração foi extremamente popular até a explosão da "influenza equina" que em 1872, matou milhares de cavalos deixando o sistema de transporte popular às escuras nos EUA. Outros métodos de transporte mais populares foram surgindo, como o metrô em Londres, inaugurado anteriormente em 1863 e os bondinhos, movidos a energia elétrica, em uso conjunto com as carruagens nos centros urbanos. Em 1881 com os avanços tecnológicos, os bondinhos foram aperfeiçoados de tal forma que, os cabos, que antes eram suspensos, agora passavam a ficar debaixo das estradas, diminuindo os riscos de acidentes com energia elétrica.

Em 1896 as coisas começam a mudar de figura, pois os metros e monotrilhos ganharam popularidades e começaram a ser amplamente utilizados; as companhias de transporte viram também que era mais vantajoso a utilização do ônibus por combustão (tecnologia de Karl Benz inventor do automóvel movido a gasolina) pois era mais eficiente e econômico.

Desde então, o ônibus passou a ser amplamente utilizado, juntamente com outras tecnologias, como o metrô e as linhas férreas, sendo os bondinhos e as carruagens não mais utilizadas de forma ampla, pois seus custos elevados e sua velocidade não estariam de acordo com os parâmetros do século 20 e 21.

Conclui-se que, o transporte público caminhou juntamente com o crescimento populacional o progresso capitalista e as revoluções industriais, e suas tecnologias desenvolvidas. De certa forma a "publicidade" do transporte, por assim dizer também está muito vinculada ao estado e sua maneira de governar. É obrigação de um estado que siga o bem-estar social, fornecer ao público um transporte de qualidade para todos, seja ele privado ou não, todo o estado deve considera-lo como pedra angular do desenvolvimento próprio.

2.2) Problemas Atuais:

Poluição:

Quando falamos sobre meios de transportes urbanos, como carro e ônibus, é indispensável falar nos danos poluentes causados por estes. Essa poluição pode ser atmosférica, sonora ou visual, como em grandes centros urbanos, São Paulo sendo um exemplo, onde se tem todos esses tipos de degradação ambiental e em alta escala.

A poluição atmosférica se dá pelo acúmulo de substâncias tóxicas e químicas na atmosfera sendo um grande exemplo o gás carbônico, causando danos à camada de ozônio e, por conseguinte ao meio ambiente terrestre. Já poluição sonora é o excesso de ruídos em nossa volta, que afeta a saúde mental e física de uma pessoa, sendo um exemplo buzinas e sirenes, pioradas em um congestionamento em uma metrópole. Por sua vez, a poluição visual se dá pelo excedente de conteúdos visuais criados pelo homem, como propagandas, placas, fios elétricos, etc.

Segundo o artigo de Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Avançada), em 2009 a emissão de CO2, pelos veículos utilitários, era de 20% do total, mas em 2011, ano da publicação do trabalho de Carvalho, essa emissão subiu para 33,8% do total, tendo como os maiores responsáveis pela liberação desse gás o carro (57,4%), Ônibus (27,2%), moto (3%).

Em 2011 a população brasileira era de mais ou menos 192,3 milhões de pessoas, já nos dias atuais, estima-se no total 208,4 milhões de pessoas - dados segundo o IBGE. Em consequência do aumento da população, na sua maioria em grandes centros urbanos, ocorreu um salto no total de veículos circulando pelas ruas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com