TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria dos Jogos

Por:   •  15/10/2020  •  Monografia  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: Gabriela Macedo Rodrigues

RA: 7422841

TURMA: 003103D02

A Teoria dos Jogos

É uma área de estudo na matemática que analisa decisões estratégias durante uma partida de jogos, para assim ter uma previsão sobre o comportamento de cada agente e chegar em uma decisão favorável.  Cada movimento em uma partida jamais será um ato isolado, pois a decisão do jogador é influenciada indiretamente pelos outros concorrentes e sempre haverá uma reação.

Esta teoria tenta prever a tomada de decisão nas relações humanas. E é bastante aplicada em contextos bastante diferentes, como política, concorrência entres empresas ou até mesmo em relações amorosas, situação exemplificada durante o filme Uma Mente Brilhante de 2001 a qual o protagonista Nash discute estratégias junto com seus amigos para conquistar uma mulher.

O Equilíbrio de Nash

John Nash foi um matemático que ampliou a analise da teoria dos jogos, através da criação do Equilíbrio de Nash. É uma solução para um jogo com dois ou mais jogadores.

Um ponto de equilíbrio, que a estratégia de cada jogador é ideal quando se considera as decisões de outros, na relação entre os jogadores em uma partida de jogos cooperativos. O ponto permite que todos possam ganhar ou perde ao mesmo tempo, mas nenhum jogador pode ganhar vantagens por meio de uma mudança unilateral de estratégia.

Dilema do prisioneiro

No dilema do prisioneiro é necessário imaginar uma situação em que duas pessoas foram pegas cometendo um crime juntos e as autoridades conseguem os prender. A policia resolve separar os dois, para interrogá-los individualmente. Porém, antes do interrogatório um policial passa em cada uma das celas e lhes apresenta três opções:

1. Se um dos acusados decidir confessar, e o outro negar o crime, o eu negou ficará preso por dez anos enquanto o que confessou ficará apena um ano;

2.  Se os dois não confessarem o crime, cada um passaria dois anos presos;

3. Se os dois resolverem que o melhor é contar o que aconteceu, os dois ficariam presos por três anos.

O melhor dos cenários, para os suspeitos, seria se ambos negassem, porém esta é a opção mais arriscada, pois caso uma das partes não tenha o mesmo pensamento cooperativo, um dos dois ficará preso por dez anos enquanto o outro ficará apenas um.

Partindo da teoria do economista Adam Smith, que é citada no filme Uma Mente Brilhante pelo personagem que representa o matemático John Nash, o melhor resultado nesta situação seria então que cada fizesse o que é o melhor para si. Diferentemente do ponto de vista criado Nash quando descobriu o Equilíbrio de Nash, pois o melhor resultado seria obtido quando todos no grupo fazem o que é melhor para si e para o grupo, tornando assim a segunda opção a melhor para os acusados.

Teoria dos jogos na Mediação

A teoria dos jogos é atualmente utilizada em diversos ramos das relações humanas e a mediação é um desses ramos. Esse olhar estratégico apresentado por essa analise proporciona ao mediador uma visão mais ampla, com diversos meios e estratégias de comunicação para a solução da lide.

Há uma ferramenta de comunicação, comum no ramo da mediação, chamada de reenquadre. Esta ferramenta troca o contexto da historia apresentada, para mostrar um olhar diferente. Esta situação se assemelha a teoria dos jogos no sentido de que ter consciência de suas opções e a das outras pessoas envolvidas, pode facilitar no momento de escolher o melhor caminho para solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com