TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A antropologia é a ciência que estuda o homem e as implicações e características de sua evolução

Por:   •  15/6/2015  •  Dissertação  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 4

Antropologia

        A antropologia é a ciência que estuda o homem e as implicações e características de sua evolução

  • Física (antropologia BIOLÓGICA)
  • SOCIAL (antropologia SOCIAL)
  • CULTURAL (antropologia CULTURAL)

A palavra Antropologia vem do grego

[pic 1][pic 2]

Em outras palavras, essa ciência estuda a origem do homem e o seu desenvolver na variabilidade humana e também o modo de comportamentos sociais através do tempo e do espaço.

No entanto, a antropologia vem perdendo seu objeto de estudo, pois a lógica antropológica é o distanciamento, porém com a universalização, migração de pessoas pelo planeta, evolução tecnológica e redução de distanciamento através da industrialização e consumo ocorre uma uniformização e mistura de culturas e etnias. Fazendo com que disciplinas (Sociologia, História e Antropologia) se interajam intercambiando informações que antes eram particulares. A partir dai os conceitos teóricos originados de diferentes tradições intelectuais que contribuíram para a constituição dos diferentes campos do saber foram quebrados ocorrendo assim, uma maior flexibilidade de entendimento. Um novo paradigma surgiu o hermenêutico, que consiste na interpretação do dito, não dito e das entrelinhas. O homem passa a ser estudado sob um novo ângulo, diferentemente do modelo antigo onde era estudado como estudamos as ciências biológicas, pois o homem tem a subjetividade, é consciente de si próprio como um individuo e é um ser de linguagem e seu estudo tem que passar necessariamente pela decifração de suas formas de expressão deixando de ser visto como um objeto material e concreto e passando a ter outro significado para o estudo antropológico. A grande questão da antropologia é a construção e compreensão das identidades, dos mecanismos que fazem o outro ser quem é e como é. Como já dito, com o desenvolvimento do capitalismo e a globalização, acabaram-se os distanciamentos e aproximaram-se os modos de vidas que antes era o que diferenciava o povo e gerou uma crise de identidade que podemos chamar de cultura contemporânea ou pós-modernidade.

Cultura, Etnocentrismo

Podemos chamar de cultura, as práticas e ações sociais baseadas em crenças, comportamento regras morais e valores que  formam a identidade própria de um grupo de indivíduos. Mas, e quando esses grupos se misturam? Ocorre a diversidade cultural, resultando numa variedade de linguagens, religiões, danças, vestimentas e outras tradições. Entretanto, ideia de igualdade não é uma ideia de fácil aceitação na cultura humana, desde as mais antigas civilizações o homem buscou suas diferenças. Pessoas de culturas diferentes geram visões diferentes para com o outro, a tendência é achar que seu padrão de vida é o mais correto gerando assim um preconceito e não aceitação da cultura do outro, isso é o que chamamos de ETNOCENTRISMO, que muitas vezes pode resultar em conflitos e guerras por conta da não aceitação da cultura alheia. A ideia de que não podemos julgar outras sociedades com base em nossos próprios valores é chamada de RELATIVISMO CULTURAL. O relativismo cultural é fruto do reconhecimento da incapacidade de mensurar a cultura de um grupo, assim como se manifesta como uma crítica às abordagens evolucionistas, segundo as quais sociedades e culturas podiam ser classificadas das primitivas às avançadas. O relativismo social foi desenvolvido no seio da antropologia social, buscando romper com as comparações e a utilização de critérios independentes para emitir juízo de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com