TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importacia dos relatorios contabeis

Por:   •  18/4/2015  •  Artigo  •  4.411 Palavras (18 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 3]

Fagner Ferreira de Oliveira

Anhanguera Educacional

fagner_fo@hotmail.com

Orientador [pic 4]

Es. Luiz Gustavo R. Cardoso

Anhanguera Educacional

luizcardoso@anhanguera.com


AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA PARA EVITAR FRAUDES[pic 5]

RESUMO

Diante do atual cenário empresarial em que as mudanças econômicas são constantes observa - se que empresas mal geridas podem apresentar perdas e prejuízos causados pelos processos de fraudes. Tais processos representam um valor significativo nos resultados das organizações empresariais. Quando se trata de fraudes percebesse que este fenômeno atinge tanto empresas publicas quanto privadas, ocasionando prejuízos que afetam o patrimônio das organizações, sendo assim, o presente artigo pretende mostrar o importante papel que a Contabilidade exercer neste cenário. Através dos procedimentos de Auditoria Interna tais malefícios podem ser prevenidos e assim combater futuros transtornos, que muitas vezes podem causar grandes perdas ou ate mesmo levar uma empresa a falência. O método utilizado será o bibliográfico descritivo organizando as informações de forma sucinta de modo a facilitar a compreensão do leitor.

Palavras-Chave: Contabilidade, auditoria, auditoria interna, fraudes

ABSTRACT

In today's business scenario in which economic changes are constant notes - if poorly managed companies that may present losses and damages caused by the processes of fraud . These processes represent a significant value in the results of the business organizations . When it comes to fraud realize that this phenomenon affects both public and private, occasion - ing losses affecting equity organizations , so companies this article aims to show the important role that the accounting exercise in this scenario . Through the Internal Audit procedures such harm can be prevented and thus combat future problems , which can often cause large losses or even lead a company to bankruptcy. The method used is descriptive bibliography organizing information in summary form in order to facilitate the reader's understanding .

Keywords: Accounting, audit , internal audit , fraud


  1. INTRODUÇÃO

Em um mundo onde as mudanças são cada vez mais aceleradas e significativas o contexto empresarial mostra – se cada vez mais competitivo e sujeito a transformações. A Contabilidade por ser uma área do conhecimento que tem o papel de prestar informações para atender as necessidades de planejamento, controle e tomada de decisões por seus interessados, atua neste cenário direcionando os gestores no sentido de qual o rumo a seguir para alavancar seus negócios.

Marion (2008; p.26), destaca que “A Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”. Desta forma serve de base para decidir as melhores políticas a se adotar para aperfeiçoar a utilização das informações contábeis visando sempre melhorar as condições econômicas relacionando os ambientes internos e externos.

A Ciência Contábil por mensurar, avaliar e divulgar as demonstrações contábeis necessita de processos de auditoria interna para avaliar a real situação financeira e econômica da entidade. Neste sentido percebesse que o procedimento de Auditoria é de suma importância para apontar a verdadeira saúde da empresa. O processo de implantação do controle interno é fundamental para conseguir diminuir abusos de poder, fraudes, erros e ineficiência de planejamentos.

Diante do vasto cenário econômico e financeiro das organizações, diversos casos de fraudes ocorrem com frequência nas empresas sendo de grande importância apresentar ferramentas que auxilie no combate aos desvios indevidos. Para tal o presente estudo tem a proposta de demonstrar a importância que a Auditoria Interna tem para as organizações e como ela se torna uma grande ferramenta para o gestor, tanto no controle como na identificação de erros ou possíveis processos indevidos que possam vir a ocorrer na entidade, como também quais os meio utilizados para identificar e resolver tais incidentes.

O presente trabalho é um estudo que apresenta as características, conceito e instrumentos utilizados pela auditoria interna visando demonstrar a importância que a auditoria detém dentro das organizações quanto a salvaguarda dos ativos desta e a prevenção de fraudes na administração.

  1. A CONTABILIDADE

A ciência contábil é responsável por fornecer todos os elementos necessários para as tomadas de decisões internas ou externas. Dentro da contabilidade encontra-se o conjunto de normas, técnicas e princípios que mostram como serão aplicados os procedimentos para controlar o patrimônio para que se registrem todas e quaisquer movimentações existentes no patrimônio de uma empresa dando origem a relatórios resumidos das informações coletadas e geradas.

Segundo Hall (2008; p.02) “A Contabilidade é a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro dos dados, com a finalidade de oferecer informações sobre a sua composição e suas variações”.

Padoveze (2004; p.29) define “Contabilidade como sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade”. Esta Ciência analisa conjunto de bens, direitos e obrigações e as evidencia por meio dos seus relatórios.

A contabilidade tem como objetivo controlar, registrar gerar informações que serviram como demonstrativos que futuramente serão usados para tomada de decisões através dessas informações geradas a contabilidade ira interpretar os fenômenos e identificar os fatores  que possam estar causando possíveis variações financeiras, econômicas e patrimoniais.  

  1. AUDITORIA INTERNA

A Auditoria Interna é utilizada na contabilidade como meio de identificação de que os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa, os sistemas contábeis e de controle interno estão efetivamente seguidos, e as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.

Para CREPALDI (2004, p.41): “O objetivo da Auditoria interna é auxiliar todos os membros da administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidade, fornecendo-lhes analises, apreciações, recomendações e comentários pertinentes ás atividades examinadas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (536.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com