TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da comunicação no comportamento do ser humano e na sua formação

Artigo: A influência da comunicação no comportamento do ser humano e na sua formação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

A influência da comunicação no comportamento do ser humano e na sua formação.

Problemática

Vivemos dentro de um contexto em que somos infuenciados através dos meios de comunicação a viver uma vida totalmente capitalista, sem avaliar os impactos na vida individual, na desigualdade social, na sociedade e no meio ambiente em que vivemos.

Estudo

Estamos sofrendo diariamente um bombardeio de uma indústria bilionária com foco na publicidade persuadindo o ser humano ao consumo desenfreado, excessivo e desnecessário, principalmente às crianças, as quais não possuem discernimento e maturidade para se proteger dos excessos.

Existem debates, conforme citados no vídeo “Criança a alma do negócio” que direcionam a responsabilidade para os agentes publicitários e até mesmo a omissão do estado em regulamentar, apontando problemas como o encurtamento da infância e o desenvolvimento precoce de uma nova sociedade consumista.

O vídeo alerta para a inversão de valores na infância, conforme pesquisa do Jornal O Globo mostra que 48% das crianças da classe AB possuem celular.

Segundo pesquisa do IBGE, a criança brasileira é que mais assiste TV no mundo, sendo a média de 4 horas 51 minutos e 19 segundos.

Segundo o SEBRAE o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de BELEZA, cuidados com o cabelo ocupam a primeira posição.

ANVISA divulga dados sobre a publicidade de alimentos dirigidas as crianças, 80% dos alimentos são calóricos, com alto teor de açucar, gorda e pobres em nutrientes. E que 30% da população infantil brasileira já esta com sobrepeso e 15% obesa.

Existe um problema visivel em relação a publicidade para crianças, diante disto diversos países já criaram regulamentação para interferir na publicidade, no Brasil ainda não existe regulamentação, apenas diretrizes, não leis, tanto que o orgão regulamentador, ao receber uma denúncia o prazo para remover uma peça publicitária não é eficaz ao ponto de impedir o dano ao público direcionado.

O mercado infantil brasileiro movimento 130 bilhões de reais anuais, fonte Editora Abril Revista Exame 2004.

Conclusão

Estudos mostram que as crianças tem sofrido com a falta de ética nas publicidades, alguns dos problemas que estão surgindo como:

• Aumento no consumo de bens desnecessários.

• Falta de idéias e raciocionio próprio entre outros problemas.

A comunicação tem influênciado de forma direta no comportamento das pessoas, tem determinado as regras, os principios, confundindo a realidade com a ficção, pessoas sem ideologias próprias, governadas pelos fatores externos, de fato, isso é preocupante, as pessoas tem sido alienadas pelas próprias idéias de modernidade as quais sempre apoiaram.

Os pais tem se ausentando na educação de seus filhos, querem transferir a responsabilidade ao estado, querendo que através de leis a TV seja controlada para educar, mas não devemos esperar que isso venha de fora, creio que cada um em seu lar, tem o dever de educar e formas seus filhos para que sejam independentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com