TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Projeto de pesquisa: A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Como já sabemos o termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Mas o que realmente significa? Por que existe? A princípio é comum achar que ética é o mesmo que moral, mas a origem desta vem do termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

Como elas possuem significados muito semelhantes e para ficar mais claro a finalidade de cada uma, extraímos um trecho do texto do site http://www.significados.com.br/etica-e-moral/ uma melhor explicação sobre ética e moral:

A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Portanto, para nós, baseados na filosofia de Aristóteles, a ética estuda o conjunto de valores morais, princípios e caráter que são a base para guiar a conduta do ser humano na sociedade e desta forma tornar possível a convivência entre as pessoas de grupos e comportamentos diferentes determinando o seu caráter, altruísmo, virtudes e ensina como agir e se comportar. Aristóteles também afirmava que o ser humano é feliz se tiver alicerces pautados na ética, pois diante dos exageros e que surgem os conflitos e a ética fará surgir à moderação para que não seja necessário usar meios extremos.

Hoje, parece que cada vez mais nos distanciamos dos valores éticos e virtuosos de que tratou Aristóteles, quando vemos uma matéria, por exemplo, nos jornais em que um jovem foi atropelado e seu braço foi jogado no rio pela pessoa que arrancou seu braço. Onde está à moral, a ética dessa pessoa?

A sociedade brasileira passa por um momento de crise no campo da ética, da moral, dos bons costumes e tradições. Isso fica bem claro quando pensamos em política e religião. Já nos acostumamos e ver nos noticiários que nossos políticos muitas agem com falta de ética parlamentar ou que algum membro de alguma religião cometeu algum ato que não condiz com as normas impostas a eles.

A partir deste cenário da falta de ética do ser humano, as empresas com a necessidade de manterem um padrão, uma imagem ética para seus clientes cada vez mais exigentes, foram criados códigos de ética para as mais variadas profissões.

Esses códigos de ética servem para guiar os profissionais nas mais diferentes situações, para basear suas ações e tomadas de decisões, para que todos tenham a mesma conduta. Ele é uma ferramenta muito importante e presente em muitas empresas públicas, órgãos da administração do Poder Executivo, conselhos regionais, como, por exemplo, o Código de Ética da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, dos servidores públicos federais, dos médicos, dos Administradores, etc. Neles estão contidos determina os direitos, proibições e deveres dos profissionais.

Por sua vez, a ética profissional dos administradores é competência formal dos cursos superiores que irá prepará-los para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos e garantir que este siga os princípios contidos no código de ética para tentar evitar e diminuir que este profissional incumbido de várias atribuições não tente alcançar seus obejtivos a qualquer preço, de qualquer num mundo cada vez mais competitivo e antietico.

2. CAPÍTULO 1

1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

1.1 Sinopse do filme.

O filme mostra a função de um executivo, Ryan Binghan, em demitir pessoas e dar palestras de motivação e como não tem família passa o tempo todo viajando facilitando seu estilo de vida de solteiro, sozinho e por achar que não precisa de pessoas próximas não enxerga como se tornou frio e alheio aos problemas das pessoas.

Ele adora o a vida que leva e sua única preocupação é com o status de quer conquistar e continuar viajando por todo o país. Porém com a chegada de uma nova funcionária, Natalie Kenner, recém formada na universidade, cheia de inovações tecnológicas para demitir pessoas por vídeo conferência, e sente que sua vida pode mudar totalmente e ter que deixar de fazer o que mais gosta, viajar pelo país e se hospedar nos melhores hotéis e sempre ser reconhecido e atrapalhá-lo para a conquista de 1.000.000 milhas com suas viagens, que é o único objetivo que tem, se tornar o 7º ganhador do cartão especial da empresa aérea.

Mas a quando seu chefe o obriga a viajar com a nova funcionária, ele percebe o quão frio se tornou e que não tem uma vida de verdade, não se relaciona com sua própria família, nem ao menos tem uma namorada, Alex, que pensou ter encontrado, mas ao ir ao seu encontro para não ficar sozinho descobre que ela é casada e tem filhos e que o que viveu com ela não passava de uma fuga para ela.

Natalie, não agüenta passar pela difícil tarefa de demitir pessoas e ao descobrir que uma das quais demitiu, suicidou-se e então pede demissão por mensagem de texto.

Com a demissão de Natalie a direção da empresa decide não levar a diante as idéias dela e a mantém a rotina de viagens de seus funcionários, porém a vida de Ryan havia já tinha sofrido uma grande mudança, ele tinha reaprendido a sentir, a conviver com pessoas novamente e tudo que ele almejava antes não era mais o que ele queria agora. Ele descobriu que o que buscou durante sua carreira não era o que realmente o fazia feliz.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

No filme podemos identificar alguns pontos em que os personagens do filme não agiram com a ética profissional e que serão listados abaixo:

a) Ryan não aceita a nova metodologia da empresa de fazer demissões por vídeo conferência e acaba por maltratar Natalie ao tentar mostrar que ela não tinha o direito de mudar a forma como ele fazia seu trabalho, porque ela realmente não sabia como era.

b) Ryan discute com seu chefe, por não concordar com as mudanças na empresa e fala um palavrão pra ele.

c) Quando chega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com