TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO MERCADOLOGICA

Dissertações: ADMINISTRAÇAO MERCADOLOGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  6.613 Palavras (27 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 27

INDICE

INTRODUÇÃO 01

CONCEITO DE MARKETING 02

Criar, conquistar, dominar e manter mercados no século XXI 02

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 02

PLANO DE MARKETING 03

EMPRESA ESTUDADA 04

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 04

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 05

MISSÃO 05

MERCADO ALVO 05

INSTALAÇÕES 06

RECURSOS HUMANOS 06

ANÁLISE DE VENDAS 07

ANÁLISE FINANCEIRA 08

ANÁLISE DO MIX DE MARKETING 08

Produto 08

Praça 09

Promoção 09

Preço 10

MATRIZ SWOT 11

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO (PONTOS FORTES E FRACOS) 11

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (AMEAÇAS E OPORTUNIDADES) 12

OBJETIVOS 16

ESTRATÉGIAS 16

PLANO DE AÇÕES 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

No contexto onde as organizações estão inseridas, com transformações intrínsecas no mercado, há uma busca incessante por instrumentos que possam otimizar processos, elevar a competitividade e a flexibilidade das organizações.

O marketing, contribui para que esses aspectos sejam atendidos, por ser uma área de estudo voltada a desenvolver práticas que favoreçam a venda de produtos e serviços que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes, bem como que estas práticas e processos estejam congruentes com as metas e os objetivos da empresa. E o plano de marketing, é uma ferramenta especifica que fomenta informações aos gestores e as suas equipes para a tomada de decisões, através da análise das variáveis pertinentes ao ambiente interno e externo da empresa. Ele é um instrumento de comunicação que combina todos elementos do composto mercadológico num plano de ação coordenado. Por estabelecer quem faz cada ação estratégica proposta, o período e a data a ser realizada, o local e forma de realização, para que possa ser atingida a finalidade pretendida.

01

CONCEITO DE MARKETING

Criar, conquistar, dominar e manter mercados no século XXI

_____________________________________________________________________

Existem diversos conceitos para a definição de marketing, e Kotler (2000), propõe a diferenciação do conceito de marketing entre social e gerencial. O social estaria relacionado com um conceito mais amplo, que seria o processo pelo qual as pessoas e grupos adquirem o que necessitam e desejam com o desenvolvimento, a oferta e livre negociação de produtos e serviços com outros. O gerencial, está relacionado a um conceito mais especifico, voltado á prática cotidiana do profissional de marketing, considerando neste caso, a mesma definição da American Marketing Association (AMA).

Segundo Kotler, para a organização se manter forte nos dias de hoje é necessário que ela tenha um foco no conhecer e satisfazer as necessidades, que estão sempre mudando de tempos em tempos, oferecendo sempre rapidez, cordialidade, conhecimentos, soluções de problemas para o consumidor tornando-se mais competitiva.

Existem organizações nos dias atuais que focam somente na venda do produto e não na satisfação da necessidade do cliente e ainda há aquelas que vendem preço ao invés de qualidade, mas preço baixo somente não e é o suficiente para formar uma empresa viável no mercado, sendo necessário definir melhor o que seria qualidade e o que significa boa qualidade para o consumidor que é mais do que um simples comprador, possuindo preocupações com o coletivo, com uma sociedade melhor e com o meio ambiente.

As organizações que tem um foco global e local, e preocupações com o social e o ambiental possuem clientes mais fiéis, por conseqüência acaba ganhando mais dinheiro e ajuda a melhorar o mundo.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

_____________________________________________________________________

Com um ambiente de grande competitividade, mudanças inexoráveis no cenário dos negócios, a constante busca da qualidade dos produtos e serviços, e as empresas tornando-se cada vez mais produtivas e eficazes, o planejamento estratégico constitui-se numa ferramenta indispensável para a manutenção e o direcionamento das empresas na atualidade.

02

O planejamento estratégico guiará a empresa a se organizar, de maneira disciplinada às tarefas, e encaminhá-las para manter uma eficiência operacional nos seus empreendimentos. Pois de acordo com Nickels & Wood (1999, p. 20) "Uma estratégia é um piano amplo usado para guiar as decisões e ações de todas as pessoas dentro da organização. Em suma, a estratégia é um resumo de onde você esta, para onde quer ir e como irá chegar.

Seu objetivo é fomentar informações aos gestores e suas equipes para a tomada de decisão, contribuindo para a atuação pró-ativa da empresa, por antecipar-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam, mantendo assim, seu crescimento e sua perenidade. Pois como ressalta Aaker (2001, p. 23), que considera o planejamento estratégico como planejamento estratégico de mercado:

"A administração estratégica de mercado é pró-ativa e orientada para o futuro. Mais do que simplesmente aceitar o ambiente como dado, com seu papel estratégico confinado a adaptação e a reação, a estratégia pró-ativa pode promover uma mudança ambiental efetiva. Portanto, as politicas governamentais, as necessidades dos clientes e o desenvolvimento tecnológico podem ser influenciados - e talvez mesmo controlados — com estratégias ativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com