TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO - EMPRESA

Dissertações: ADMINISTRAÇÃO - EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

4 - DARWINISMO SOCIAL

O darwinismo social, decorrente das teorias evolucionistas de Darwin e de Spencer, considera que o conflito e aseleção natural dos mais aptos são condições da progressão social. Tratase de aplicar ao mundo social os princípios de luta pela vida e pela sobrevivência dos melhores das sociedades animais, defendidos pela corrente evolucionista. Acompetição relativa à luta das espécies prolongandosse, assim, na vida social, explicando a mudança e a evolução das próprias sociedades.

Foi empregada a administração para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso os mais evoluídos. Durante o século XIX as potências europeias também usaram o Darwinismo Social como justificativa para o imperialismo capitalista.

De fato, o darwinismo social criou métodos de compreensão da cultura impregnados de equívocos e preconceitos. Na verdade, ao falar de evolução, Darwin não trabalhava com uma teoria vinculada ao choque binário entre superioridade e inferioridade. Sendo uma experiência dinâmica, a evolução darwiniana acreditava que as características que determinavam a “superioridade” de uma espécie poderiam não ter serventia alguma em outros ambientes prováveis.

Darwinismo social é o emprego dos conceitos biológicos de Darwin, como a seleção natural, em questões de caráter social. Um exemplo disso é a ascensão da burguesia, que se mostra mais adaptada à sociedade industrial que as camadas mais baixas da população, que são excluídas dos benefícios trazidos pelo lucro comercial. Essa relação de duas classes sociais pode ser comparada a relações de duas espécies da natureza que disputam pelo mesmo recurso, obtendo êxito a espécie melhor adaptada ao meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com