TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA

Por:   •  25/8/2015  •  Dissertação  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 2

A Antropologia no Brasil surgiu com o intuito da nascente de um Brasil Republicano e da formação do povo brasileiro, e o Pensamento Antropológico Brasileiro, foi influenciado pela Antropologia física, bastante em voga na Europa no século XIX, Antropologia Física um homem como ser biológico, constituindo – se como ciência natural, preocupada em estudar aspectos físicos dos diversos tipos humanos habitantes do planeta. Nesse momento foram identificados três tipos de raça habitantes no Brasil, que são a raça branca (eurasianos); raça asiática (mongoloides); raça africana (negroides); e os estudiosos preocupados em criar uma tipologia, uma característica do indivíduo que se baseava num caráter biológico do desenvolvimento para a transformação social. Com essa diversidade de raças, por um conjunto enorme de povos, provocaram-se grandes debates entre vários autores que levantaram essa questão e apresentando soluções para a mestiçagem brasileira, Silvio Romera, por exemplo, via como positivo a mestiçagem, pois segundo ele, ¨seríamos uma nação de gente igualitária, afeiçoado aos valores democracia.

Para finalizar, o que diz o paradigma de inferioridade do índio? Sabendo-se que a ideia de raça ocupava um lugar central no pensamento do século XIX, em razão a isso, um indígena seria inadequado a civilização, não se adaptando a sofisticação de artes da civilização, que o mesmo seria incapaz de executar trabalhos manuais e serviços qualificados, pois a raça indígena de uma outra cultura e que o mesmo não fosse a dele próprio. Mas nesse mesmo momento, uma senhora, cujo, nome, Maria do Carmo de Mello Rego, pertencente a uma família de alta condição social, um índio com sete anos de idade, ela o teve como seu filho legítimo, o indiozinho viveu como ela durante quatro anos e falecendo após de morte natural, mas nesse convívio que ela teve ao lado dele, percebeu que o índio era muito inteligente fazia excelentes desenhos, e que em nenhum momento ele havia tido aulas desse tipo, ou seja, ele era um artista por instinto não só isso, ele também era muito carinhoso com sua mãe adotiva.

Enfim, mesmo sendo de outra cultura, você pode aprender culturas diferentes, que não seja a de seu grupo de indivíduos e perder sua origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com