TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA E ÉTICA

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ANTROPOLOGIA E ÉTICA

NA COMPUTAÇÃO

CANOAS

2016

Desenvolver escrito a partir dos vídeos do Módulo 2 buscando responder as duas questões propostas abaixo:

1. Que diferenças destacarias entre as compreensões de mundo, da vida e dos processos (em especial em relação à área da computação) entre o que é apresentado no Vídeo Metáfora do Relógio e o que é apresentado no Vídeo Visão Sistêmica.

2. Estenda um comentário sobre os conceitos parasitas e abusivos trazidos por Michel Serres no Vídeo Simbiose e proponha alguma prática que revele uma relação simbiótica entre ser humano e natureza.

As diferenças apresentadas entre um e outro são complementares, a metáfora do relógio nos informa que uma visão cartesiana das coisas nos traz uma gama de informações específicas sobre determinado objeto estudado, unindo este conhecimento específico com a visão sistêmica, traria a forma de conhecimento interligado, em rede em que o estudo aprofundado das partes específicas dá sustentabilidade, bagagem de conhecimento ao entendimento e as conexões que o objeto de estudo possui com o resto do universo. Passando a compreendê-lo como um conjunto integrante de um conjunto ainda maior.

Sobre os conceitos parasitas e abusivos, trata de receber e não retribuir, utilizar e não reutilizar. O meio ambiente deve ser visto como ser vivo, que também necessita de algo em troca do que fornece para poder sobreviver. A educação nos fornecerá esse objeto de troca, que cada coisa consumida tenha sua utilidade retribuída em igual valor.

“De certa forma, o que é a educação? É ensinar alguém a deixar de ser o parasita do outro. Ensinar-lhe a autonomia.”. (Michel Serrer).

O cenário ambiental ideal é uma sociedade e uma economia humana coexistindo em harmonia simbiótica (contrato) com a natureza. Uma harmonia humana com a natureza em que o desperdício de um processo industrial (gasto com óleo de cozinha para frituras) deve servir de recurso para outro processo industrial (produção de biodiesel); arquitetura “verde”, em que cada estrutura produz mais energia do que de costume, como energia do sol, do vento e de outras fontes. Tudo isso é possível de ser alcançado. Mas, o primeiro passo é filosófico, um novo entendimento do que é natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com