TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NO TERRITÓRIO LOCAL: Aspectos históricos e contemporâneos da realidade municipal.

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2  DESENVOLVIMENTO        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................8

 REFERENCIAS............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

 No seu processo histórico o SUS começou na prática nos anos 70, há mais de 40 anos, com movimentos sociais e políticos contra a ditadura, pelas Liberdades Democráticas e Democratização do Estado, que se ampliava e fortalecia por uma sociedade justa e solidária e um novo Estado com políticas públicas para os direitos humanos básicos, com qualidade e universais.

Este trabalho vem apresentar a rede de atendimento da saúde da cidade de Cuiabá, a capital do estado de mato grosso, vem estatisticamente demostrar como é a rede de assistência à saúde. E como é a cobertura do atendimento a população.

2 DESENVOLVIMENTO

A preocupação com a resolutividade dos sistemas públicos nacionais de saúde amplia as pesquisas sobre modalidades de atenção inovadoras, sedimentando uma nova visão analítica sobre o processo saúde-doença, a partir do reconhecimento dos determinantes sociais neste processo. Nessa linha de pensamento, além dos tradicionais esquemas de prevenção e cura, vem ocupando um lugar de destaque e se constituindo como um campo abrangente de práticas de distintas disciplinas a promoção da saúde.

2.1. POPULAÇÃO DE CUIABA:

Em Cuiabá a população é de 561 329 habitantes de acordo com estimativa de população realizada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O número de eleitores em maio de 2012 era de 402 751, representando 18,596% do total de eleitores do estado.

O município viveu tranquilamente até a década de 1960, quando um fluxo de imigrantes começou a vir para o estado, principalmente nas décadas de 1970 e 1980. Nesse período, a população passou de 56 204 habitantes em 1960 para 100 865 em 1970, 213 151 em 1980, 402 813 em 1991 e 483 346 em 2000, caracterizando 19,3% da população total do estado.

No ano de 2009, foi criada a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, somando mais de 1 000 000 de habitantes, com o objetivo de desenvolver integradamente os municípios da região, que, com exceção da capital e de Várzea Grande, permaneciam estagnados economicamente devido à proximidade com o maior centro urbano do estado. Segundo os dados do Censo demográfico realizado pelo IBGE em 2011, a população de Várzea Grande está concentrada quase que totalmente na área urbana. Nada mais do que 255.449 pessoas — 98,46% do total de habitantes — vivem na zona urbana, restando apenas 3.880 habitantes (1,54%) na zona rural.

Os serviços de saúde do município de Cuiabá e de Várzea Grande estão organizados conforme os níveis assistenciais: atenção primária, secundária e rede hospitalar, com gestão municipal, estadual e federal.

 

2.2. ATENÇÃO PRIMÁRIA: 

 

A rede básica de saúde na cidade de Cuiabá está composta por 62 Unidades de Saúde da Família (USF), comportando 62 Equipes de Saúde da Família (ESF), 01 Equipe de Saúde Bucal (ESB), e 21 Unidades Básicas Tradicionais (Centros de Saúde), totalizando 83 unidades responsáveis pela assistência de baixo risco no município, em sua maioria através de demanda agendada e organizada como porta de entrada do sistema público de saúde alcançando uma cobertura de 41,5% da população.

As unidades básicas de saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h, com 08h horas de funcionamento por dia. Em média cada unidade, produz cerca de 1.200 atendimentos mensais, como: consultas médicas e de enfermagem; coleta de exames laboratoriais; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; procedimentos de enfermagem dentre outros. No que se refere às consultas médicas, atualmente a média é de 12.614 consultas por mês nas unidades do PSF e 7.724 consultas por mês nos Centros de Saúde. Estima-se que desses atendimentos 10% sejam de pequenas urgências (Diretoria de Atenção Básica, 2012).

 Há 10 Clínicas Odontológicas no município de Cuiabá, as quais têm características diversificadas, a maioria delas funcionam em horário comercial com atendimentos agendados, no estilo da atenção básica ou no caso dos Centros de Especialidades Odontológicas - CEOs, com atendimentos especializados. Portanto somam-se as clinicas odontológicas, os serviços de odontologia nas Unidades Básicas, denominadas Saúde da Família, com oferta de ações coletivas de prevenção e educação em saúde bucal, com avaliações periódicas de pacientes da área de abrangência das unidades. Há três serviços de saúde bucal nesse modelo de atenção primária.

2.3. ATENÇÃO SECUNDÁRIA: 

 

A Atenção Secundária no município é composta por serviços ambulatoriais e de urgência e emergência. Existem cinco policlínicas regionalizadas com serviços ambulatoriais e equipes de especialistas, ofertando consultas, exames e procedimentos, onde os usuários adentram o serviço depois de referenciado pelas Unidades Básicas de Saúde.

Além desses ambulatórios, há em Cuiabá dois grandes centros de especialidades para consultas e exames eletivos, situados na região central, os quais são referência para a região da Baixada Cuiabana, e em algumas especialidades, para todo o Estado de Mato Grosso, o a em Média e Alta Complexidade (CERMAC), de gestão estadual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com