TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLITICAS SOCIAIS

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        ,5,6,7,8

3     CONCLUSÃO ..................................................................................................... 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................................ 10

ANEXOS .................................................................................................................  11

ANEXO A - A luta dos trabalhadores .................................................................... 11

ANEXO B – Luta das politicas sociais .................................................................  12

     



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, apresentar um aprofundamento do conhecimento dos conceitos e da construção das politicas sociais, com enfoque nos processos de planejamento especialmente até o ano 1988. Abordar de forma critica, a posição do Brasil neste período em análise. Todas essas questões serão discutidas de acordo com a necessidade de entender esse processo histórico, abordando as formas de planejamentos e os planejamentos adotados pelo Estado no século XX.

O trabalho será desenvolvido de forma clara e objetiva para compreender melhor o surgimento e se ter um aprofundamento sobre as politicas sociais.


  1. DESENVOLVIMENTO

HISTÓRICO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

O Brasil acumulou entre os anos 40 e 70, uma experiência razoável em matéria de planejamento governamental. Desde os primeiros exercícios no imediato pós-guerra ate aos mais recentes planos plurianuais, o Estado brasileiro apreendeu ao longo dessas últimas décadas, diversas tentativas de planejamento do futuro. Estruturadas em torno de grandes objetivos econômicos, essas experiências e planejamento, a qual as mais conhecidas foram no auge do regime militar. O planejamento corresponde vislumbrar uma situação futura diferente e dispor-se a materializar essa possibilidade e efetivamente fazê-las.

O conceito de planejamento sempre padeceu de uma grande imprecisão terminológica tendo sido utilizado tanto para o micro planejamento setorial, como para o planejamento macroeconômico mais integrado. Num esforço de precisão semântica, ele propunha distinguir entre simples declarações de politica, programas de desenvolvimento. O ministério de planejamento e coordenação geral criado em 1964, unificou encargos e atribuições que estavam dispersos em núcleo de acessória governamental, comissões e etc.. Á planejamentos que emergem de modo global e integrado a partir dessa época, mas já tinha experimentado antes, alguns esforços politico do âmbito variado e de alcance desigual. O planejamento é um processo dinâmico e complexo, que envolve, além de uma dimensão técnica a dimensão conceitual e dimensão politica.

TIPOS DE PLANEJAMENTOS

Planejamento estratégico: É conceituado como um processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido, com vistas a obter um nível de otimização. Compreende a tomadas de decisões sobre qual padrão e comportamento que a organização pretende seguir.

Planejamento tático: Tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Abrange cada unidade da organização Traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades.

Planejamento operacional: Pode ser considerado como a formulação, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Formalização, principalmente por meio de metodologias estabelecidas formalmente designadas em documentos

PLANEJAMENTOS ADOTADOS PELO ESTADO BRASILEIRO NO SÉCULO XX

No contexto do conflito militar da segunda guerra mundial, o Estado brasileiro organizou-se para administrar recursos e suprir contingenciamentos mediantes ao Plano Quinquenal de obras e para reapalheamentos da defesa nacional e do plano de obras. Mas porém, antes disso, foi promulgado durante o governo Dutra o Plano Salte, primeiro que referiu um setor social, mais voltado com base em trabalhos técnicos do DASP, mediante ao adequado ordenamento orçamentado do que voltado para uma concepção abrangente de planejamento estratégico de governo.

Logo após esse período é criado no governo JK o Plano de Metas, que foi um plano de 30 metas, constitui um notável avanço na nação de uma coordenação nacional da ação do Estado, sendo a primeira experiência posta em prática de planejamento governamental no Brasil. Mediante a esse plano, surge em seguida o Plano Trienal de desenvolvimento econômico e social, criado justamente para subsidiar a ação econômica do governo João Goulart. Esse plano falhou em seu duplo sentido de vencer a inflação e promover o desenvolvimento.

O primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento, que foi criado em sua grande maioria para grandes projetos de integração nacional, como transportes e etc. Consolidou os orçamentos da união e demais entidades da administração indireta.

Por último, em 1991-1996, os governos de Itamar e FHC criam o Plano Plurianual que foi o principal instrumento de planejamento de médio prazo no sistema governamental brasileiro.

HISTÓRICO DAS POLITICAS SOCIAIS E FATORES POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS

A partir o capitalismo, surge a politica social, construída por meio das classes operárias advindas das revoluções industriais. Foi entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção. Com isso, faz-se necessário impor a importância decisiva do Estado na reprodução das relações sociais, na condição de controlador das forças repressivas. As politicas sociais, surgiram para a amenização e ate mesmo a enfrentamento da precariedade de direitos humanos existentes em governos autoritários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com