TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E O COMPORTAMENTO HUMANO

Dissertações: AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E O COMPORTAMENTO HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  8.884 Palavras (36 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 36

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E O COMPORTAMENTO HUMANO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 4

2.1 Evolução da Teoria Geral da Administração..........................................................5

2.2 Teoria da Administração Científica.........................................................................6

2.3 Teoria da Administração Clássica..........................................................................8

2.4 Teoria das Relações Humanas............................................................................10

2.5 Teoria Comportamental........................................................................................11

2.6 Teoria dos Dois Fatores.......................................................................................14

2.7 Teoria X e Teoria Y..............................................................................................15

3 A SOCIOLOGIA E AS TEORIAS DO TRABALHO................................................16

3.1 Karl Heinrich Marx (1818-1883) 16

3.2 Émile Durkheim (1858-1917) 18

3.3 Max Weber (1864-1920) 20

4 COMUNICAÇÃO E ASPECTOS ORGANIZACIONAIS.........................................22

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................29

REFERÊNCIAS.........................................................................................................30

111454607

1 INTRODUÇÃO

A humanidade vive, atualmente, uma era de mudanças e incertezas. As organizações, e consequentemente os administradores, enfrentam novos desafios a cada dia, trazidos pelo que se convencionou chamar de Era da Informação. É nesse ínterim que as teorias administrativas tornam-se imprescindível para o sucesso organizacional. O ambiente organizacional passa por uma série de mudanças e de instabilidade.

Na medida em que o administrador engaja-se nas atividades administrativas voltadas para o diagnóstico de situações e tomada de decisões, aumenta a necessidade de se buscar novos conceitos, ideias, teorias e valores necessários à orientação e o perfil de seu comportamento, o qual refletirá, também, no comportamento daqueles que trabalham na organização.

Sob a ótica sociológica, são feitas análises e questionamentos acerca de um processo no campo do conhecimento das relações sociais, que se convencionou chamar, já no século XIX, de sociologia. A partir disso, é possível ter um entendimento esclarecedor acerca da ciência sociológica e sua racionalidade, principalmente depois da Revolução científica do século XVI. Conhecer os autores de maior destaque e seus trabalhos, os quais influenciaram enormemente na percepção do comportamento humano, desde a anomia, de Durkheim, passando pela racionalização, de Weber e a alienação de Marx.

2 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

O homem vive numa sociedade formada por organizações, existindo uma mútua relação entre ambos. Pode-se perceber essa relação no comentário de Cury (2000, p.103):

Hoje, podemos dizer que vivemos em uma sociedade eminentemente organizacional. Nas sociedades complexas, o homem, em todas as etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, depende das organizações, é controlado por organizações e nelas passa a maior parte de seu tempo.

Em se falando Administração, não há como não mencionar a figura do administrador. Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Esse desempenho resulta de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, várias são as habilidades necessárias ao administrador. Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o bom desempenho do gestor de uma organização: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

As habilidades técnicas são aquelas relacionadas com a realização do trabalho e envolve o uso de conhecimento especializado. Em outras palavras, é o como fazer. Como exemplo pode-se citar as habilidades em engenharia, em programação de computador, em contabilidade, etc. Esse tipo de habilidade é mais utilizado no nível operacional da organização.

As habilidades humanas envolvem o lidar com pessoas e refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Essas habilidades exigem capacidade de comunicação, de liderança, de motivação, auxiliando na resolução de conflitos pessoais e grupais. Essas habilidades são importantes em qualquer nível organizacional, mas principalmente aos que ocupam cargos de liderança, como os gerentes. É o saber trabalhar com pessoas por meio das pessoas.

As habilidades conceituais envolvem a visão da organização como um todo. Para Montana e Charnov (2006, p. 8) é a “habilidade de pensar conceitualmente e solucionar problemas complexos com conseqüências de prazo mais longo para a empresa”. Essas habilidades estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, diagnosticando situações e formulando alternativas de solução dos problemas identificados. Através das habilidades conceituais, o administrador planeja o futuro, interpreta missões, desenvolve a visão e percebe oportunidades onde ninguém acharia possível. Por isso, um administrador com tais habilidades está apto a compreender as várias funções da organização, como a mesma se relaciona com seu ambiente, e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. Assim, ao passo que o administrador ascende na organização, ele precisa, cada vez mais, desenvolver as suas habilidades conceituais para não estagnar e limitar a sua empregabilidade, pois conquistar um emprego pode até ser relativamente fácil; o mais difícil é mantê-lo a longo prazo, principalmente num contexto altamente globalizado e competitivo.

2.1 EVOLUÇÃO DA TEORIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com